Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

A bela florada da jabuticabeira

Postada em: 20/09/2018 Atualizada em: 20/09/2018 23:01:39 Número de visualizações 1673 visualizações
LinkedIn whatsapp

Em Missal, e na região como um todo, muitos moradores da cidade e do interior cultivam jabuticabeiras, que produzem frutas deliciosas e, particularmente neste período do ano, encontramos muitas jabuticabeiras repletas de flores e já com pequenos frutos, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Na propriedade de Alsino Reinehr, morador da comunidade de São Pedro, interior de Missal, encontramos, ao lado de sua residência, uma jabuticabeira repleta de flores e frutos, no último dia 15.

Mas conforme relato de Alsino, no dia anterior o espetáculo estava muito mais bonito, e nos disponibilizou um vídeo que havia feito.

A narração no vídeo é do próprio Alsino.


Jabuticaba

A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica. A jabuticabeira floresce de setembro a dezembro a partir do sexto ano de plantio. Chega a medir 5 m de diâmetro. Existem jabuticabeiras por todo o país, porém é mais encontrada nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.


A fruta é pequena, de casca roxa e polpa branca que contém boa quantidade de ferro, vitamina C, carboidratos. Contém também vitaminas do complexo B, como a B2 e B3. É consumida ao natural e utilizada na preparação de vinhos, licores, geléias, sucos, vinagres.


Na hora da compra é importante observar alguns detalhes como o aspecto firme, a cor brilhante e se não há rachaduras. Devem ser bem lavadas em água corrente, por se tratar de uma fruta que estraga com facilidade lave somente a quantidade que for consumida imediatamente. O período de conservação em geladeira é de dois a três dias.


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp