Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Acimi inaugura sede própria

Postada em: 18/05/2019 Atualizada em: 18/05/2019 13:09:23 Número de visualizações 1816 visualizações
LinkedIn whatsapp
Acimi inaugura sede própria

Na noite de ontem, 17 de maio de 2019, aconteceu a solenidade de inauguração da sede própria da Acimi (Associação Comercial Empresarial de Missal). Uma data histórica, sonhada e esperada há muito anos, que teve seu início há quase duas décadas, quando foi iniciada a obra, mas que ficou parada por mais de 10 anos, sendo retomada no ano passada, com alterações no projeto original e que viabilizaram o aproveitamento da estrutura existente, reduzindo os custos da obra.



Acimi

A Acimi, oficialmente fundada em 31 de janeiro de 1984, é uma entidade de classe Empresarial que congrega pessoas jurídicas e físicas, nos diversos segmentos (comércio, indústria, prestação de serviços e agricultura) seu maior objetivo é a defesa dos interesses de seus associado e o desenvolvimento sócio econômico de Missal. 



Pronunciamentos

Valentin Kniphoff, presidente da Câmara de Vereadores de Missal, destacou a importância da obra, ressaltando que “estamos de parabéns, empresários e todos os missalenses por este momento tão importante para o município de Missal”.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rudi Paetzold, ressaltou que “é uma honra poder participar deste momento histórico da Acimi e do município. Uma estrutura moderna e que vai ajudar a fortalecer as empresas de Missal”.

“Esta é uma noite histórica para Missal e a Acimi”, afirmou o prefeito de Missal Hilário Willers (Maneco), destacando o investimento realizado na obra da sede por muitos empresários e que certamente ficará a disposição de todos. “Desde a fundação da Acimi, em 1984, empresários e diretores deram sua contribuição. Parabéns, e que as decisões que daqui saírem sejam abençoadas por Deus”, concluiu Maneco.

Lucas Ghellere, vice-presidente da Caciopar, afirmou que esta construção é uma grande realização, um exemplo de associativismo. “Agora a Acimi tem sua casa para deliberar e organizar suas ações”.

O primeiro presidente da Acimi, Afonso Paetzold (Sony), lembrou que para a fundação da Acimi foi formada uma comissão. “Fui, digamos, ‘imposto’ como presidente, num período muito diferente do de hoje, desde a comunicação, pois Missal ainda não tinha linhas telefônicas, apenas OS, que normalmente tinha uma fila de pessoas para fazer ligações. Neste período, as transformações, as mudanças, foram grandes, nem imaginávamos. Entre estas transformações também a construção da Itaipu, que ‘mexeu’ muito com Missal e a região, mas a Acimi acompanhou esta transformação e hoje estamos inaugurando esta bela sede. Parabéns a todos”, concluiu.

José Carlos de Lima, vice-presidente da Acimi e presidente da obra, afirmou que “foi uma honra acompanhar a obra em todas as etapas e hoje vê-la concluída. “Olha o que fizemos, o que podíamos, graças a ajuda dos associados. O associativismo é fantástico, como fantástica também é nossa equipe”, afirmou, destacando ainda o baixo custo da obra.

O presidente da Acimi, Amauri Welter, lembrou que a Acimi tem 35 anos e teve 24 presidentes. “Um pouco de cada um esta nesta obra”.

Amauri ressaltou que o projeto da diretoria era conseguir recursos para terminar a obra num período entre dois e cinco anos. “O fato é que quando o prefeito Maneco e o vice Eduardo pediram para nós sairmos da sala que ocupávamos no prédio da Escola do Trabalho, e aí agradeço a eles, percebemos realmente o tamanho que é o empresariado. Nos desesperamos. O que e como fazer cursos e palestras, como apoiar as empresas, mas depois de várias reuniões chequei a colocar o cargo a disposição. Permaneceria se estivessem comigo para construirmos nossa sede, junto com a população e os empresários. Estavam comigo”, lembrou. Aí veio o investimento sede própria depois de 34 anos.

O presidente da Acimi concluiu destacando o apoio de todos: diretoria e equipe da Acimi, associados e pessoas que ajudaram para que a obra fosse concluída. “Hoje é dia de comemorar e agradecer a todo. Muito obrigado”.



Ex-presidentes

O cerimonial do evento de inauguração lembrou e agradeceu os ex-presidentes da Acimi, sendo:

- Afonso Paetzold

- Zenito Buss

- Alfredo Novak

- Itacyr Mayer

- Darcilo J. Muller

- Valdir Kunz

- Neison Rippel

- Hermilio Rauber

- Elario Grasel

- Fernando Miguel Barth

- José Schneiders

- Claudio Schlaicher

- Ivanir Buss Cottet

- Video Beuron

- Maria Elair Paetzold

- Luiz Milton Weizenmann

- Ademar Kruger

- Andrea de Souza Maciel

- Jackson Follmann

- Claudia Hilgert

- Cristyeli Calazans da Silva.


Foram também citados e agradecidos os parceiros que ajudaram a viabilizar a obra.



Presenças

Além da diretoria da Acimi e associados, ex-presidentes e ex-diretores, autoridades e lideranças locais e regionais marcaram presença na inauguração.


Nota: A Acimi enviou nota sobre o esquecimento de não ter citado o ex-presidente Alfredo Novak. "Pedimos desculpas por termos esquecido de citar, no cerimonial, o ex-presidente da Acimi, Sr. Alfredo Novak".



Obra iniciada em 1999

Em entrevista ao Jornal Portal, no mês de julho de 2018, o presidente da Acimi, Amauri Welter, falou da retomada da obra:

Depois de iniciada em 1.999, a obra da sede da Acimi foi paralisada após a concretagem da laje. Assim permaneceu por mais de 15 anos, até que em meados deste ano (em 2018) aconteceu a definição visando a retomada da obra.

Para aproveitar a estrutura já edificada, houve a necessidade de alterar o projeto original para não comprometer a segurança, suprimindo o segundo piso e a cobertura estilo enxaimel. 

 “Contatamos um engenheiro para verificar as condições do que estava construído, com relação a segurança e as possiblidades de concluir a obra. Obtivemos o ok, até porque o projeto inicial era para dois pisos, com colunas/vigas reforçadas e tijolos mais ‘fortes’ e, como a ideia era só um piso (térreo), não haveria problema nenhum em concluir a obra. Também, ao invés da cobertura enxaimel (estilo germânico), mais pesada e mais cara, optamos pela platibanda”, explica Amauri.

Diante da possibilidade de concluir a sede própria, a diretoria ‘disse sim’, sendo que serão utilizados os recursos que havia em caixa, arrecadação através do ‘tijolinho’ e financiamento – valor mensal equivalente ao que seria pago de aluguel.


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp