Sicredi maio 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

UDC conclui 14ª edição da pesquisa nas pontes internacionais, referência científica na Fronteira

Postada em: 04/11/2025 Atualizada em: 04/11/2025 16:14:17 Número de visualizações 122 visualizações
LinkedIn whatsapp
UDC conclui 14ª edição da pesquisa nas pontes internacionais, referência científica na  Fronteira

O Centro Universitário UDC e a Faculdade UDC Monjolo encerraram nesta segunda (3) a 14ª edição da tradicional pesquisa anual realizada nas Pontes Internacionais da Amizade e da Fraternidade, um dos estudos científicos mais relevantes da Tríplice Fronteira.

A ação começou na última quinta-feira (30), ao meio-dia, e se estendeu até as 18h desta segunda-feira, totalizando 102 horas ininterruptas de coleta de dados. Durante cinco dias, uma verdadeira força-tarefa reuniu professores, acadêmicos e colaboradores em 17 plantões/turnos de 6 horas nas fronteiras entre Brasil/Paraguai e Brasil/Argentina.

Integralmente financiada pela UDC, a pesquisa é referência em estudos sobre fluxo fronteiriço e desenvolvimento regional, fornecendo dados técnicos que servem de base para órgãos públicos e entidades nas áreas de segurança, logística, comércio, turismo, hotelaria e administração pública. Esses órgãos também participam da elaboração dos questionários, indicando informações estratégicas que auxiliam no aprimoramento da pesquisa.

O Pró-Reitor da UDC e coordenador geral do estudo, Prof. Dr. Fábio Prado, destaca o impacto e a trajetória da iniciativa: “Fico muito feliz com os resultados. Comecei tudo isso em 1997, ainda no final da minha graduação em Engenharia Civil, com uma prancheta na mão. Hoje, são mais de 400 pessoas envolvidas entre alunos e professores, 17 turnos de trabalho e mais de 300 gráficos que serão desenvolvidos a partir dos dados coletados. É um estudo gratuito para órgãos e comunidade e de grande valor para o desenvolvimento da Tríplice Fronteira.”

Já o Delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cézar Augusto Vianna, destacou o papel estratégico da parceria: “A colaboração entre a UDC e a Receita Federal é de longa data. Os dados obtidos orientam nossa atuação, indicando onde concentrar esforços e como aprimorar o trabalho de fiscalização nas fronteiras.”

O Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, representando o setor comercial de Foz do Iguaçu, ressalta o impacto econômico dos resultados obtidos: “Nos últimos 14 anos, graças ao trabalho da UDC, passamos a ter uma visão concreta do fluxo de pessoas que atravessam as pontes. Antes, tudo era apenas estimado. Hoje, com dados precisos, podemos traçar estratégias e fortalecer o comércio local. Esses resultados serão fundamentais para o plano de desenvolvimento econômico da região trinacional elaborado pela ACIFI. É motivo de orgulho ver uma instituição genuinamente iguaçuense realizando um trabalho dessa importância.”

O Supervisor da Receita Federal e professor pesquisador, Neri Antonio Parcianello, reforça a importância dos dados levantados: “Essas pesquisas fornecem informações atualizadas anualmente, que são fundamentais para o planejamento de operações em áreas primárias e secundárias. Elas nos ajudam a entender o volume e o horário de maior movimento, permitindo que órgãos públicos e privados planejem suas ações de forma mais eficiente.”

Sob a coordenação geral do Prof. Dr. Fábio Prado, a equipe realizou levantamentos científicos e estatísticos sobre o tráfego de veículos e o perfil das pessoas que cruzam diariamente as pontes internacionais. Este ano, o estudo contou com um número recorde de participantes, reforçando o caráter acadêmico e científico da pesquisa.

A iniciativa tem o apoio e reconhecimento de diversas instituições, entre elas: Receita Federal, Polícia Federal, Instituto EPR Iguaçu DNIT, Polícia Rodoviária Federal, ACIFI, COMTUR, CODEFOZ, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Consulados da Argentina e do Paraguai, e Marinha do Brasil.

Atuações como essa demonstram na prática o comprometimento da UDC com a ciência, com a formação de seus acadêmicos e, principalmente, com o desenvolvimento sustentável da região trinacional.


.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp