Policiais Militares que integram a Patrulha Maria da Penha na região, estiveram em Missal na tarde de quarta-feira, 29 de outubro, a fim de tratar sobre o tema com os Idosos do Município durante o encontro semanal. O objetivo é alertar quanto aos tipos de violência contra a mulher em todas as idades.
A Patrulha Maria da Penha faz parte da política de Prevenção e Repressão à violência doméstica e familiar da Polícia Militar do Paraná. É composta por policiais militares, mulheres e homens, que realizam visitas preventivas pós-delito com base em boletins de ocorrência registrados tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Civil.
Estas visitas podem ocorrer motivadas por denúncias anônimas recebidas de outras fontes, como do disque denúncia 181 (telefone ou site - https://www.181.pr.gov.br/). Ainda, as equipes policiais realizam visitas de fiscalização de medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário.
O trabalho abarca o contato com vítimas e autores com a finalidade de instruir e orientar as partes envolvidas, evitando a reincidência de situações de violência. Dentre o escopo de trabalho, também está a realização de palestras para os mais variados públicos-alvo, além de participação ativa nas redes de proteção e enfrentamento.
Durante a palestra o Cabo Adamante e a Soldado Espinola abordaram sobre a patrulha, explicando seus objetivos, bem como, quem pode ser atendido, o ciclo e os tipos de violência, onde ela acontece, quem são os agressores, onde buscar atendimento, como ajudar alguém que sofre violência e ainda sobre as medidas protetivas e os órgãos da rede de atenção.
Em caso de emergência, ligue imediatamente para o número 190. Para denúncias, informações e para buscar ajuda, Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ou ainda acionar o Disque Denúncia 181, um programa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade.
Fonte: Assessoria