Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Secretário Rudi Paetzold, participa de Encontro de debate para melhoria do ambiente de negócios

Postada em: 19/09/2018 Atualizada em: 19/09/2018 13:44:33 Número de visualizações 1041 visualizações
LinkedIn whatsapp
Secretário  Rudi Paetzold, participa de Encontro de debate para melhoria do ambiente de negócios

Secretário participa de Encontro de debate para melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas



Nos dias 12 e 13 de setembro, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Missal, Rudi Scherer Paetzold, participou em Curitiba do Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná. Foi um momento importante para o compartilhamento de ideias e experiencias que movem as micro e pequenas empresas.


A organização do Encontro ficou a cargo do Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR). O evento visa, através de palestras e Painéis, debater as demandas da Carta Paraná, buscando o avanço das micro e pequenas empresas no Paraná.


Encontro com comitês territoriais debate melhoria do ambiente de negócios para MPEs


Cerca de 350 pessoas, de 50 organizações que representam as micro e pequenas empresas paranaenses, estiveram reunidas no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/09), para o Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná. 


O evento, organizado pelo Sebrae/PR e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme/PR), com apoio do governo estadual, tem por objetivo reunir os 118 comitês locais e 19 comitês territoriais, para planejar e trocar informações sobre boas práticas adotadas no Estado no intuito de melhorar o ambiente para os negócios. 


Na abertura técnica, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, apresentou o andamento das ações previstas na Carta do Paraná – documento elaborado pela sociedade empresarial e membros de comitês municipais e territoriais, durante o 2ª Encontro Estadual das MPEs, em 2017. O documento prevê 350 ações, nas áreas de Inovação, Crédito, Compras Públicas, Associativismo, Educação Empreendedora, Simplificação e Desburocratização.

 

“Junto com os parceiros em todo Paraná, temos um trabalho permanente dentro de um sistema para a melhoria do ambiente de negócios da pequena empresa no Estado. A Carta do Paraná completou um ano, com uma agenda permanente está sendo feita em etapas e com avanços em todos os seus temas principais”, confere Agostini. 


Segundo os dados, de dezembro de 2017 a setembro de 2018, registrou-se um crescimento de 3,42% em acesso a mercados; 4,48% em associativismo; 4,66% em crédito e financiamento; 12,37% em educação empreendedora; 10,66% em simplificação e desburocratização; e 40,51% em inovação e tecnologia. 


Na Educação Empreendedora, em 2014, 42 municípios eram atendidos pelos projetos, em 2017, eram 128. Atualmente, são mais de 125 mil alunos, 7 mil professores, mil escolas e 33 Instituições de Ensino Superior. Na área da inovação, além da criação e certificação de incubadoras, foram criados e aprovados o Fundo de Aval Garantidor das Microempresas, o Fundo de Capital de Risco do Estado e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná. 


Importantes avanços também ocorrem na área de acesso a mercado, com ações nas áreas de compras públicas, e crédito, com as cooperativas, o incentivo ao microcrédito e as Sociedades Garantidoras (SGC). “Comprar do local é ser âncora do processo de desenvolvimento econômico. No acesso a crédito para pequenos negócios, o Paraná lidera essa agenda no Brasil, sendo o único estado com seis Sociedades Garantidoras de Crédito, que já viabilizaram R$258,3 milhões em empréstimos a quase sete mil empreendimentos”, pontua o diretor de Operações do Sebrae/PR. 


“Todos esses avanços são frutos de um trabalho coletivo. O Fórum Permanente é o único atuando de forma ininterrupta há dez anos no País. Esse Encontro é propício para apresentarmos os avanços e definir o que será feito no próximo ano”, acrescenta o secretário técnico do Fopeme/PR, Ercílio Santinoni. 



Fonte: Assessoria com informações da ASN (Agência Sebrae de Notícias)

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp