O município de Missal confirmou, neste final de semana, o óbito de um homem de 33 anos em decorrência de Meningite Tipo C. Segundo o setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde local, a região enfrenta um surto de doença meningocócica, com maior incidência em Matelândia, mas o falecimento foi registrado em Missal.
A Secretaria de Estado da Saúde já havia emitido alerta em junho sobre a importância da vacinação e do diagnóstico precoce. Entre janeiro e junho de 2025, foram confirmados 22 casos e seis óbitos pela doença em todo o estado, número superior ao mesmo período de 2024, quando foram 11 casos sem mortes.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina meningocócica C (conjugada) para crianças de 3 meses a 4 anos e 11 meses. Desde julho de 2025, o reforço aplicado aos 12 meses passou a ser feito com a vacina ACWY, que amplia a proteção contra os sorogrupos A, W e Y.
A Secretaria reforça medidas de prevenção, como manter ambientes ventilados, higienizar as mãos, evitar aglomerações em locais fechados e não compartilhar objetos de uso pessoal. Sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez de nuca, confusão mental e erupções cutâneas exigem atenção imediata e procura por atendimento médico.
Profissionais de saúde devem redobrar cuidados, realizar diagnóstico precoce, adotar isolamento e tratamento imediato, além de notificar casos suspeitos em até 24 horas. O tratamento é feito com antibióticos e, em muitos casos, requer internação hospitalar para monitoramento e prevenção de complicações graves.
A população é orientada a buscar atendimento médico sem demora ao primeiro sinal de suspeita de meningite, garantindo rapidez no diagnóstico e tratamento.
A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Desse modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas (as quais podem ser graves) no inverno e das virais no verão.
Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas ou roxas, pequenas ou grandes, na pele, podem indicar doença mais grave (meningococcemia). Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem, também, ser sintomas importantes. Em recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite.
Sempre que alguém apresentar ou observar esses sinais e sintomas, deve procurar imediatamente assistência médica, para assegurar-se do diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precocemente possível.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Fonte: Portal Missal com Assessoria