Acimi 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte

Postada em: 11/12/2025 Atualizada em: 11/12/2025 17:08:27 Número de visualizações 102 visualizações
LinkedIn whatsapp
Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Missal, Clarice Grings Friedrich, se apresenta, avalia seu trabalho e mostra as ações desenvolvidas pela Secretaria nos últimos anos. 


Histórico pessoal

Professora há 31 anos, efetiva do quadro do magistério há 29 anos (concurso de 1996), antes do concurso municipal atuei dois anos como professora através de teste seletivo municipal. 

Minha formação é Ensino Médio Formação Docente (antigo magistério) Licenciatura em Pedagogia e Pós-graduação em Educação Especial: deficiência intelectual e múltiplas.


Experiência profissional: 

- Já atuei como professora alfabetizadora de adultos/EJA nos anos de 1994 e 1995; professora alfabetizadora na Escola Cenescista, até o ano de 2007; 

- Tenho experiência profissional em todas as turmas, da Educação Infantil – Creche/CMEI, alfabetização até o 5º ano.  

- No ano de 2001 quando as creches passaram para pasta da Educação, atuei na creche do Centro (Divina Providência) e no mesmo ano passei para a creche do Bairro Renascer, ano da inauguração do CMEI - Pequeno Príncipe, em 2021. 


Meu trabalho na Secretaria Municipal de Educação: 

- Por duas gestões municipais (2009 a 2012, 2013 a 2016) exerci o cargo de diretora do Departamento Municipal de Educação; 

- No ano de 2017, a administração municipal realizou uma reunião com todos os profissionais de educação do Município no qual fui indicada para dar continuidade ao trabalho na Educação como Gestora da Pasta - Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, cargo esse que exerci até o ano de 2020. 

- No ano de 2021, novamente a administração municipal consultou os profissionais de educação para indicação de professores para gestão, no qual novamente fui indicada a dar continuidade, gestão 2021/2024. 

- No ano de 2024, todas as instituições realizaram reuniões internas no qual através de ofício indicaram profissionais para o cargo e novamente meu nome foi o mais indicado, para gestão 2025/2028. 

- No biênio de 2020/2021 participei da Diretoria Executiva da Undime-PR (União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação), representante no Conselho Nacional e Representante da Microrregião do Núcleo de Foz do Iguaçu na Undime-PR 

- No biênio de 2022/2024, participei na Diretoria Executiva da Undime-PR, como Diretoria Executiva como secretária de Comunicação e como suplente da Secretária de Educação de Curitiba no Conselho Nacional de Representantes.

- No biênio de 2025/2027, estou na Diretoria Executiva da Undime-PR, como secretária de Articulações e Representante no Conselho Nacional de Representantes. 

Sobre o trabalho da Secretaria, divide-se em três departamentos: Educação, Cultura e Esporte 


Leis em evolução

As leis nacionais de educação no Brasil estão em constante evolução, visando melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é um exemplo disso, tendo sofrido várias alterações desde sua promulgação em 1996.

Algumas das principais alterações na educação inicial a obrigatoriedade de seguir:

- Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Estabelece parâmetros obrigatórios para os currículos da educação básica, definindo competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver.

- Educação Inclusiva: Inclusão de diretrizes para a educação especial e atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência.

- Tecnologias Educacionais: Incorporação de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.


Departamento de Educação

Alunos matriculados nas instituições de ensino do nosso município no ano letivo de 2025: 

- Seis escolas municipais do infantil 4 até 5º ano = 1.155 alunos.

- Três centros municipais de educação infantil, atendimento de 4 meses até 3 anos = 253 alunos.  

 Equipe da SMED:

Na secretaria atuam:

- 1 documentadora efetiva;

- 5 professores efetivos atuando como coordenadores pedagógicos;

- 1 psicóloga efetiva;

- 1 nutricionista; 

- 1 chefe da merenda escolar comissionado.

 

Padrões de professores:

- 84 padrões de professores concursados;

- 2 professores em licença estudo (mestrado);

- 1 professora em licença sem remuneração de 1 ano;

- 4 professoras em licença saúde/maternidade;

- 11 professores em período suplementar;  

- 23 professores contrato temporário PSS. 


Professores efetivos são regentes das turmas, os professores do PSS na maioria das vezes suprem a hora atividade dos professores que é garantido por lei, professor de 20  horas em sala - 6 horas são reservadas para planejamento e estudo.


Padrões de professores da educação infantil (CMEIS) 

- 10 professoras da educação infantil concursadas 40 horas;

- 23 professoras da educação infantil concursadas 30 horas;   

- 1 professora da educação infantil afastada pelo INSS;

- 1 professora em licença sem remuneração de 1 ano;

- 1 professora em licença saúde/maternidade;  

- 16 professores da educação infantil PSS.

Professores da educação infantil efetivos são regentes das turmas, os professores do PSS na maioria das vezes suprem a hora atividade que é garantido por lei de 30 horas em sala -  10 horas são reservadas para planejamento e estudo.


Estagiários:

Os estagiários, oportunidade do primeiro emprego, nos auxiliam nos diversos trabalhos nas instituições.

- 42 estagiários  


Serviços gerais

- 1 auxiliar de serviços geral homem;

- 38 serviços gerais (zeladoras e merendeiras) efetivas; 

- 5 serviços gerais PSS;

- 12 vigias - contrato com empresa terceirizada.


Cargo de motorista:

- 1 diretor do departamento do transporte.

Equipe

- 11 motoristas:

- 8 Motoristas efetivos;

- 3 motoristas PSS;

- 2 motoristas cedidos da educação para as linhas da APAE.


Diretrizes da Secretaria de Educação

Um dos maiores compromissos da Gestão da Educação Municipal é cumprir as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação 2015/2025, pautado no PNE que está em fase de aprovação pelo Congresso Nacional, para podermos dar sequência na atualização do PME. Atualmente nosso PME foi prorrogado por tempo indeterminado, aguardando aprovação do Nacional,  que é monitorado e avaliado anualmente pelo Conselho Municipal de Educação, relatório publicado no Portal da Transparência e no Diário Oficial.

Foi sancionada em 31 de outubro de 2025, a Lei Nacional que institui o Sistema Nacional de Educação, sancionada em 31 de outubro de 2025. Ela estabelece as normas de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios para a elaboração e implementação de políticas, programas e ações educacionais, sendo que o Município terá dois anos para implementar as ações em âmbito municipal.

- Também seguimos o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público, o que está na pauta do legislativo para serem aprovadas as alterações, pautadas em atualizações de Legislações Nacionais, sendo que se for aprovado, entrara em virou em 1º de janeiro de 2026.

  

Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal

- Do Infantil 4 até o 5º ano, são avaliados, pela equipe de ensino da Secretaria duas vezes ao ano, com o objetivo de traçar ações para melhorar as dificuldades encontradas nas avaliações e focadas nas formações continuadas, que acontecem a cada trimestre e, juntamente com os professores, são analisados os resultados das avaliações da rede, estudo de intervenções pedagógicas que ainda devem ser aprofundadas para conseguirmos atingir os resultados de aprendizagem de cada turma;

- Estudo também da Proposta Pedagógica Curricular do Município, garantindo o estabelecido no Plano de Cargos e Carreiro dos Profissionais do Magistério.

- Acompanhamento pela coordenadora municipal do desenvolvimento dos alunos dos CMEIS, com avaliação especifica, e indicação de ações para garantir o direito da aprendizagem dos alunos na faixa etária que se encontram.

- Adesão ao Projeto “Mais Ideb” nos municípios lindeiros, que tem como objetivo melhorar o processo de ensino/aprendizagem na rede pública municipal de ensino, com material de apoio pedagógico complementar para alunos de 1°ao 5° ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

- Adesão municipal ao Programa Educa Juntos do Paraná, com disponibilização de material de apoio pedagógico impresso e formação continuada ofertado às turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental.

- Adesão a Criança Alfabetizada através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil com foco na oralidade, leitura e escrita. No qual, em 2024, Missal foi Ouro na Alfabetização a nível Nacional.


Avaliações externas

Participamos das avaliações externas, no qual o Estado do Paraná:

- Avaliação de fluência para as turmas de alfabetização 2º ano;

- Prova Paraná para turmas do 5º ano.

- Participação na prova do SAEB/Prova Brasil para alunos do 5º ano, a cada dois anos.


Oferta de ensino

- Recomposição das aprendizagens no turno escolar e no contra turno em todas as escolas, atendendo 140 alunos.

- Em 5 escolas ofertamos Sala de Recursos Multifuncional que funcionam no contra turno escolar, com atendimento dos alunos avaliados pela equipe da Educação Especial da SMED, totalizando 32 alunos matriculados.

- 1sala de estímulo visual para alunos com deficiência visual – 5 alunos matriculados com autorização de funcionamento na Escola Municipal Renascer.


Educação especial/alunos de inclusão

- No momento temos 27 alunos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) matriculados nas escolas.

- Três alunos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) matriculados nos CMEI.

- Hoje a necessidade de 17 professores de apoio nas instituições de ensino.

- Convênio com a Escola Especial Maria Gorete – APAE, no contra turno escolar no atendimento dos alunos que necessitam de: fonoaudióloga, psicóloga e terapia ocupacional. Atualmente estamos com 25 alunos sendo atendidos, valor mensal repassado para entidade é R$ 12.691,11 (doze mil, seiscentos e noventa e um reais e onze centavos). Através do convênio também a Secretaria de Educação, investe no pagamento de: dois motoristas, três estagiários, combustível e manutenção dos veículos, luz e água da Escola.

- Convênio com AMESFI - Associação de Surdos, é um Centro de Educação Especializada para surdos em Medianeira - repasse mensal de R$ 16.500,00 (dezesseis mil e quinhentos reais), repassados em 10 parcelas, para 10 alunos matriculados na instituição. 

- Serviços terapêuticos de equoterapia: Sessões de equoterapia, assistência aos alunos com alguma deficiência física e/ou intelectual. Sendo que o projeto está beneficiando alunos da Rede Municipal de Educação e alunos da Escola Especial Maria Gorete (APAE), numa proporção de 50% para cada uma destas. O valor de cada sessão é R$ R$ 218,38, atualmente estamos atendendo 31 alunos com sessões semanais. Esse ano também para os alunos da APAE, ofertamos transporte para as sessões.

- Para esse ano letivo recebemos um recurso a mais pelo FUNDEB - referente as condicionalidades cumpridas pelo Município - Valor Aluno Ano Rendimento VAAR. Sendo que uma das condicionalidades é referente ao cumprimento da lei.

- Consulta Pública dos Gestores Escolares conforme diretrizes nacionais, com formação de gestão escolar para os candidatos. (Garantido no Plano de Cargos e Salário) estaremos no início do ano letivo de 2026 realizando novamente a capacitação conforme a Lei Nº 1 703, de 12 de setembro de 2022.


Matriculas on-line 

Missal é primeiro e único município do NRE de Foz do Iguaçu a ter matriculas on-line, iniciamos em 2023. 

Para o ano letivo de 2026, iniciaram as rematrículas dias 1,2 e 3, matriculas novas dias 4 e 5. 

Frisando que também estamos com matriculas abertas da EJA fase 1, na Escola Municipal Novo Milênio, ressaltando que para abertura de turma precisamos ter 20 alunos matriculados, conforme a Lei Nacional, sendo que publicamos no diário oficial uma instrução normativa com orientações para os procedimentos.

Uma das condições é ter todas as instituições anualmente avaliadas pelo Corpo de Bombeiros, sendo que os 3 CMEIS e as 6 escolas estão com os laudos aprovados.


Escola em tempo integral /ampliação de jornada

No ano de 2024, iniciamos na Escola Municipal Olavo Bilac, duas turmas de ensino em tempo integral – turmas do Infantil 4 e 5, vagas para 31 alunos, frequentando 19 alunos.

No ano de 2025 na Escola Rural Municipal Epitácio Pessoa, iniciamos o ensino em tempo integral - turmas do infantil 4 até 5º ano - 40 alunos matriculados. 

Atividade e oficinas ofertadas na educação integral

- Oficina de plantas medicinais (quinzenal)

- Oficina de desenho (semanal)

- Oficina de flauta doce (semanal)

- Oficina de treinamento esportivo (semanal)

- Oficina de dança ballet (semanal)

- Oficina de informática (semanal)

- Oficina de recomposição de aprendizagem (semanal)

- Oficina de biscuit (semanal)



Saúde dos alunos e profissionais 

- Realizamos o projeto de prevenção ao bullying, envolvendo alunos, profissionais da escola e familiares; 

- Ações na semana de prevenção ao abuso e exploração sexual infantil;

- Palestra de prevenção ao abuso sexual infantil;

- Ações voltadas para o Setembro Amarelo em Lei Municipal nº 1.612, de 21 de setembro de 2021;

- Contratação de empresa para o fornecimento e execução do Programa Fortalece Educação programa este com um ciclo anual, que abrange práticas especializadas de bem-estar e saúde física, mental e emocional, para todos os servidores da Secretaria da Educação.


Algumas atividades diversas

- Realizamos anualmente licitação de compra de produtos de higiene e limpeza para uso nas nove instituições de ensino municipal.

- Realizamos anualmente licitação para compra de material de expediente que será utilizado nas escolas municipais e nos centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino.

- Investimento em empresa especializada para aluguel de máquina de xerox, cada escola tem duas máquinas alugadas pela Secretaria de Educação. No qual é pago aluguel da máquina (impressora) é pago a impressão e/ou digitalização e/ou xerox.

- Licitação de uniformes personalizados para os servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

- Aquisição do exemplar Jornal Especial sobre Educação, instrumento pedagógico que circula uma vez por mês com matérias das atividades e ações pedagógicas das escolas municipais e CMEI’s, sendo que também terá espaço reservado para as APMF’s e Secretaria Municipal de Educação, com orientações pedagógicas que dizem respeito a educação.

- Todas as escolas possuem salas de informática com 25 computadores, em convênio com o Estado do Paraná.

- Licitação de materiais e equipamentos que serão utilizados no ensino em tempo integral da Escola Municipal Epitácio Pessoa.

- Já homologada a licitação para no período de férias escolares troca do telhado da Escola Renascer.

- Estamos em fase de licitação da mobília do novo CMEI Pequenos Passos, no distrito de Portão Ocoí, para recebermos a autorização de funcionamento é necessário a conclusão de toda obra - em 100%, desde aprovação do corpo de bombeiros, sendo que uma equipe do NRE de Foz fará a fiscalização e dando a autorização.

- Possuímos câmeras de vigilância nos CMEI’s e escolas - sistema de segurança com vídeo porteiro e câmeras e gravador de imagens.


Alimentação Escolar

- A nutricionista da Secretaria de Educação, segue o plano anual de trabalho especifico, que está publicado no Portal da Transparência do Município.


Refeições

- A Alimentação escolar nas escolas e CMEIs municipais atende em média de 1.357 alunos por dia;

- Nas escolas em que os alunos estudam no ensino regular, realizam uma refeição diária;

- Já os alunos dos CMEIs que permanecem o dia todo, recebem 5 refeições, incluíndo janta no final da tarde e uma diversificação de frutas e file de peixe;

- Servimos, em média, 2.032 refeições por dia.

- Essas refeições são produzidas pelas cozinheiras que atuam em cada instituição, que também são responsáveis em fazer os pedidos dos produtos necessários para preparar o cardápio. 

- Durante o ano letivo são realizadas várias ações para garantir a qualidade dos alimentos e também garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças, como:

- Pesagem dos alunos, para verificação do estado nutricional;

- Teste de aceitabilidade das refeições servidas;

- Cardápios planejados e calculados conforme a necessidade nutricional dos alunos;

- Os cardápios são mensais e são publicados no Portal da Transparência do Município;

- A Administração municipal sempre teve uma preocupação especial com a alimentação escolar, tanto que a contrapartida investida com recursos próprios é quase 4 vezes maior do que o valor repassado pelo Governo Federal. Previsão do investimento na alimentação escolar para 2025: R$ 966 mil.

- O Município de Missal recebeu o reconhecimento pelo cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e Promoção da Agricultura Familiar. Missal é um dos municípios que mais compra alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. 


Transporte escolar municipal e estadual

- Investimento previsto para 2025 no transporte terceirizado aproximadamente R$ 2.530.000,00.

Rotas/itinerário do transporte escolar registros que realizamos no SIGET - Sistema de Gestão do Transporte Escolar dados: 

- Rotas muitas vezes são 3 turnos (manhã, tarde e noite), conforme a necessidade 

- 18 rotas próprias do município (2 linhas estadual e municipal - 2 linhas da Apae - 2 linhas Mondrone/alunos da Amesfi e UTFPR - 1 linha Colégio Agrícola Foz do Iguaçu)

- 52 rotas empresas contratadas (15 linhas terceirizadas)

Total de alunos que transportamos:

Municipais: 600 alunos;

Estaduais: 500 alunos;

Escola Maria Gorete: 43 alunos;

Colégio agrícola: 28 alunos.

Itinerários do transporte universitários:

- 3 linhas para Medianeira com 128 alunos;

- 2 linhas para Foz do Iguaçu com 73 alunos;

- 3 linhas para São Miguel do Iguaçu com 121 alunos.

Totalizando: 322 universitários 


Resultados do trabalho dos profissionais da educação

-  O Tribunal de Contas do Estado do Paraná iniciou no ano de 2022, a Avaliação da Atuação Governamental, com objetivo de acompanhar as contas da educação e intensificar a efetivação dos recursos investidos. 

- Tivemos uma série de questões respondidas por diretores e coordenadoras de escolas e tbm como gestora tive que responder e anexar os documentos que comprovem as ações. 

- Os resultados gera obtidos foram publicas no sait do tribunal de contas em Abril.

Ano de 2022 - nota = 8,51

Ano de 2023 - nota = 8,70

Ano de 2024 - 2024 = 9,55


Calendário escolar

Para o ano letivo de 2026, já estamos com o calendário escolar aprovado pelo NRE, iniciaremos o ano letivo com os alunos dia 2 de fevereiro. 

Também já estamos com a Matriz Curricular aprovada, no qual estaremos implantando na grade curricular:

- Língua estrangeira - Inglês do 3º ao 5º ano

- Educação digital e computação - do 1º ao 5º ano e robótica no 4º e 5º ano.

 

Departamento Municipal de Cultura

Através do Departamento Municipal de Cultura, oferecemos:

Aulas de dança - Cia Municipal de Dança que conta com um elenco de:

- 103 alunas - do centro 

- 15 alunas - distrito de Portão Ocoí

- 8 alunas - distrito de Dom Armando

- 16 alunos - grupo folclórico.


Oficina de violão, teclado e gaita pianada:

- Centro - 51 alunos

- Portão Ocoí - 8 alunos

- Dom Armando - 3 alunos

Gaita ponto:

- 14 alunos no Centro

Fanfarra:

 - 35 alunos

Coral Municipal:

- 35 alunos 

Desenho e pintura em tela:

- 69 alunos no Centro

- 4 alunos do Distrito do Portão Ocoí

Viola caipira (implantada esse ano)

- 59 alunos

Aula de canto (implantado esse ano)

- 30 alunos

Atendimentos nas escolas Epitácio Pessoa e Olavo Bilac (desenho, balé, flauta doce) 

Parceria professor de dança - CTG

- 80 alunos atendidos 


41. Além das oficinas o Departamento da Cultura conta com:

 - Museu Municipal - que atendeu esse ano até o mês de novembro 614 pessoas;

- Biblioteca Pública;

- Organiza e coordena concursos;

 - Encontro Regional de Vozes; 

- Homenagem aos pioneiros; 

- FEMUMIL - Festival da Música de Missal;

- Momentos cívicos - 7 de Setembro

- Programação Natalina descentralizadas

- Questões ligadas aos recursos federais, sendo a lei Aldir Blanc, o município após apresentar o Plano de Ação para os investimentos recebeu:

- No ano de 2020 R$ 97.330,56; 

- Lei Paulo Gustavo ano de 2023 – R$ 119,308,86; 

- Lei Aldir Blanc - Ciclo 1, ano de 2024 - R$ 100.771,92. 

- Para o Ciclo 02 da Lei Aldir Blanc, o município cadastrou o plano de trabalho na plataforma, o qual está aprovado, porém não recebeu os recursos até o presente momento.

- Foi realizado o investimento para uniforme da Fanfarra Municipal e aquisição de equipamentos para as oficinas de música e pintura.


Departamento Municipal de Esporte

O Departamento de Esporte disponibiliza treinamentos semanais, para alunos de 4 a 17 anos de idade, nas modalidades de:

-  Futsal feminino e masculino,

- Handebol feminino e masculino, 

- Basquetebol feminino e masculino, 

- Voleibol feminino 

- 450 alunos Ginásio 25 de Julho 

- 20 alunos no distrito de Dom Armando,

- 30 alunos no distrito de Portão Ocoí 


- Programa Bolsa Atleta, cumprimento da Lei Nº 1.663 de 04 de abril de 2022, que foi aprovada pelo vereadores, de acordo com Plano de Governo da atual administração, o programa oferece aos nossos atletas crianças e adolescentes um incentivo mensal financeiro, com o objetivo de que cada atleta, invista nos  materiais usados para treinamento e deslocamento dos treinos.

Valores mensais:

- R$ 220,00 para atletas com faixa etária 10 a 17 anos 

-  R$ 420,00 reais para atletas adultos 

Totalizando 30 bolsas ofertadas mensalmente conforme a Lei.


Competições disputadas por nossos alunos que são crianças, adolescentes e equipes adultas:

-  Jogos Abertos do Paraná 

-  Jogos da Juventude Paraná

- Jogos Escolares Paraná

-  Copa Friella categorias de base - futsal

- Copa Italianinha categorias de base futsal 

- Paraná Bom de Bola futebol

- Copa Oeste Handebol categorias sub-12 e sub-14

- Campeonato Municipal categorias de base sub 07, sub 10, sub 13 masculino e sub14 feminino.

- Circuito Oeste Voleibol Feminino sub14 e sub17 em parceria com Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis (Cepem).

- Circuito Oeste Futsal Masculino e Feminino sub17 com participação de 8 municípios da região Oeste do Paraná.


Competições locais e regionais organizadas pelo Departamento de Esporte:

- Mais Verão futebol sete e futvôlei

- Regionalito futsal, bocha e bolão

- Copa Oeste futebol masculino

- Campeonatos de futsal (masculino, feminino, veteranos) e comunitários.


Campeonatos municipais

Campeonatos de futsal (masculino, feminino, veteranos) e comunitários:

- Futebol de campo

- Futebol sete, idade livre e veteranos masculino

- Futebol society feminino

- Vôlei de praia masculino/feminino

- Futevôlei

- Handebol masculino

- Basquetebol

- Bocha

- Bolão

- Sinuca

- Tênis de mesa

Totalizando 20 competições promovidas e realizadas pelo Departamento de Esportes durante o ano de 2025.


Alguns títulos regionais, estaduais e brasileiros conquistados pelas categorias de base e adultos nesses últimos 5 anos:

- Vice-campeão Série Prata de futsal masculino 

- Campeão Jogos Paraná Bom de Bola futebol categoria sub-21 masculino 

-  Campeão Jogos da Juventude futsal categoria sub-17 feminino 

- Vice-campeão Jogos Abertos futsal adulto masculino  

- Campeão Copa Friella sub-15 

- Campeão brasileiro bolão - melhor idade masculino

- Campeão paranaense - melhor idade masculino

- Campeão paranaense -  idade livre masculino

- A última conquista foi o 4º lugar Campeonato Paranaense Série Prata 2025 Missal Futsal.


Agradecimento

Dessa maneira quero agradecer a todos os profissionais que atuam na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte por estarmos prestando serviços de qualidade a nossa comunidade.

Agradecer também ao Poder Legislativo pela oportunidade e explanar um pouco das ações de nosso município na educação, cultura e esporte e por acompanharem as ações desenvolvidas e aprovar.

"Quero expressar meu sincero agradecimento a todos os profissionais que atuam na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte por seu trabalho dedicado e compromisso em prestar serviços de qualidade à nossa comunidade. A administração municipal prefeito Adito Luis Ferrari e vice-prefeito Eugênio Schwendler pelo apoio e os investimentos na Educação.

Agradeço também ao Poder Legislativo pela oportunidade de trabalhar em prol da Educação, Cultura e Esporte em nosso município. É fundamental ter o apoio e a parceria de vocês para que possamos desenvolver ações que beneficiem nossa população.

Orgulho-me em dizer que nosso município tem avançado significativamente na área da educação, com projetos e programas que visam melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos nossos alunos. Além disso, temos trabalhado para promover a Cultura e o Esporte, oferecendo oportunidades para que todos possam se desenvolver e se divertir.

Agradeço a todos os vereadores que acompanham e aprovam as ações desenvolvidas pela Secretaria, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nosso município.

Muito obrigada!" 


.

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp