Na última sexta-feira, 08 de agosto, representantes do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM) de Foz do Iguaçu estiveram em Missal para um acompanhamento pedagógico das ações do Plano de Alfabetização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Os Gestores e Coordenadores das instituições de ensino de Missal participaram do encontro.
A Secretária Municipal de Educação de Missal, Clarice Maria Grings Friedrich, explica que o encontro foi agendado pela própria equipe do Núcleo. “Estou muito feliz com os resultados das avaliações externas”, avalia. “Há uma grande necessidade para que os gestores realizem o acompanhamento e desenvolvendo ações pedagógicas do Plano, com necessidade de foco na aprendizagem dos alunos”, completa Clarice.
Uma das representantes do NCPM, Dinorá da Costa repassou informações em relação a Matific. Ela cita que é importante que os professores participem das lives, visando obter o conhecimento necessário para trabalhar e interpretar os relatórios da Matific, bem como, desempenhar ações junto aos alunos com base no diagnóstico da plataforma.
Ainda segundo ela, a referida plataforma traz fundamentos teóricos e práticos para o ensino da Matemática além de fornecer estratégias para recomposição das aprendizagens, pois o foco está voltado aos 15 descritores com menor índice de acertos no SAEB.
Soraia Cateli, que também representa o Núcleo, complementou que fez a análise dos resultados das avaliações realizadas no início do ano pelas escolas na Plataforma PARC (Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração) pelos alunos do 2º ano, que tem o objetivo de promover a alfabetização de estudantes na idade certa.
Na ocasião foi realizada a Avaliação da Fluência em Leitura por meio da parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Soraia apresentou ainda os dados e refletiu a interpretação da quantidade de alunos que se encontram em cada um dos níveis.
Os participantes receberam ainda um questionário para análise das ações que cada instituição realiza acerca da alfabetização. O objetivo do Encontro é justamente analisar os Planos de Ações Pedagógicas da Alfabetização tratando das observações relevantes quanto as avaliações externas que serão realizadas este ano. Andréia Cavalheiro foi a terceira representante do NCPM.
Fonte: Assessoria