Acimi 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Autismo foi o tema de Formação para profissionais das instituições de ensino em Missal

Postada em: 29/07/2025 Atualizada em: 29/07/2025 11:30:45 Número de visualizações 168 visualizações
LinkedIn whatsapp
Autismo foi o tema de Formação para profissionais das instituições de ensino em Missal

Com o tema Diretrizes e Instrumentos Norteadores para o atendimento do estudante com Transtorno do Espectro Autista, os profissionais que atuam nas instituições de ensino da rede municipal participaram de uma palestra, integrante a Formação Continuada, em preparação a volta as aulas no dia 28 de julho.

Quem tratou sobre o tema foi o Professor Doutor Douglas Roberto Borella, de Marechal Cândido Rondon, Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia, em Educação Especial, graduado em Educação Física. Ele coordena vários projetos de Extensão na Unioeste, muitos deles voltado ao tema Transtorno do Espectro Autista.

Na ocasião, os diretores das 09 instituições da rede municipal receberam um exemplar do livro Diretrizes e Instrumentos Norteadores para o atendimento do estudante com Transtorno do Espectro Autista, escrito pelo Professor Douglas. O objetivo é que este exemplar permaneça na instituição para disponibilizar aos profissionais que tenham interesse em conhecer o trabalho.

Na ocasião também foram destacadas algumas ações voltadas a Educação Especial em Missal. Em todas as Escolas foram implantadas as Salas de Recursos Multifuncionais, espaços em destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento.

Na Escola Municipal Renascer está em atividade as Salas de recurso para deficientes visuais, um espaço para o atendimento especializados que oferecem suporte pedagógico e recursos específicos para alunos com deficiência visual.

No dia 03 de abril de 2025, foi aprovada a lei nº1.846, que dispõe sobre a política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.  

Há ainda o Termo de Colaboração com a Escola de Educação Especial Maria Gorette, a Apae, que visa a contratação de profissionais para o atendimento clínico e psicopedagógico, que são realizados por meio de atendimento da estimulação essencial especializada e complementar nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional junto a APAE em contra turno escolar, totalizando de 408 (quatrocentos e oito) atendimentos mensais. 

Outra ação, corresponde as sessões de equoterapia para tratamento e reabilitação de pacientes, assistência às pessoas com deficiência física e/ou intelectual, ofertado com cavalo com características para efetuar terapia. A equipe de apoio é composta por Médico Veterinário e Equipe multiprofissional de reabilitação, com um fisioterapeuta, um psicólogo, um instrutor de equitação com capacitação em equoterapia. 

Para esse projeto estão sendo beneficiados alunos da rede municipal de Educação e alunos da Escola Especial Maria Gorete (APAE), numa proporção de 50% para cada uma destas, atualmente sendo atendidos 32 alunos.

Estiveram presentes o Prefeito Ferrari, vice-prefeito Chenho, Esposa Dalva Schwendler, Presidente da Câmara, Elias Andrade, vereador Jair Bogler, Secretaria de Educação, Clarice Maria Grings Friedrich e os diretores das Instituições de ensino. O evento foi voltado aos profissionais das escolas, bem como, profissionais da Apae e famílias que tem filhos matriculados com laudo de TEA.

.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp