Operação apura pagamento irregular de curso e emissão de certificado falso; material apreendido será periciado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta quinta-feira (3) a operação Diária em Curso, que investiga um suposto esquema de fraude no pagamento de diárias para curso de uma vereadora de Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Segundo a apuração, a parlamentar teria recebido o valor referente ao curso realizado em Curitiba, mas não compareceu, utilizando um certificado falso para justificar a prestação de contas.
Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Pontal do Paraná, Céu Azul (Oeste do Paraná) e Blumenau (SC). Os policiais recolheram documentos, celulares e computadores em locais ligados aos investigados, incluindo a sede da empresa responsável pela emissão do certificado.
A empresa em questão, conforme aponta a investigação, pertence a um ex-vereador de Céu Azul e é suspeita de fornecer documentos fraudulentos a agentes públicos. De acordo com a Polícia Civil, a operação envolveu 16 policiais, entre delegados e agentes, além de peritos da Polícia Científica do Paraná, que darão suporte na análise do material apreendido.
A apuração começou após uma denúncia anônima e ainda está em andamento. Não está descartada a realização de novas fases da operação, conforme o avanço das investigações e a análise dos itens apreendidos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato desvio de recursos públicos e falsidade ideológica, que consiste na emissão de documentos oficiais falsificados.
Fonte: Iguaçu em Foco