Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

População de Missal vai receber Sacos de Ráfia para recolha de Materiais recicláveis

Postada em: 13/09/2018 Atualizada em: 13/09/2018 15:39:38 Número de visualizações 1358 visualizações
LinkedIn whatsapp
População de Missal vai receber Sacos de Ráfia para recolha de Materiais recicláveis

A partir do dia 18 de setembro (terça-feira) uma equipe formada por estagiários, funcionários do departamento de Meio Ambiente e catadores membros da Acamis (Associação dos Catadores de Missal) estarão passando nas residências e no comércio de toda a área urbana de Missal, entregando dois sacos de ráfia por estabelecimento, que serão utilizados para a disposição dos materiais recicláveis. 

A informação é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente. Cada família e cada comércio é responsável pelas referidas bolsas, pois os catadores os devolverão no momento da coleta. Aos moradores que não estiverem nas residências, essas bolsas de Ráfia serão deixadas dentro do pátio da residência, junto a uma cartilha explicativa.

O Departamento comunica ainda que os trabalhos de entrega dos sacos de ráfia iniciam na terça-feira, 18 de setembro, e se estendem por toda a semana. Portanto quem não receber no primeiro dia, precisa aguardar até o recebimento que poderá ocorrer até o final da semana. Porém, caso os moradores, ao final do dia 24 (próxima segunda-feira), não tiverem recebido os sacos, devem comunicar o departamento através do telefone (45)3244-1870.

O Departamento de Meio Ambiente pede a colaboração de todos para essa importante atividade de separação do material reciclável e se coloca à disposição para eventuais dúvidas. Sempre observando, que os sacos de ráfia, são somente para a recolha de materiais recicláveis, respeitando o cronograma de recolha divulgado na cartilha que será entregue junto aos sacos.


Cartilha

A cartilha apresenta a destinação correta de cada tipo de material. A Bolsa Branca de Ráfia que será entregue, deve ser utilizada apenas para materiais recicláveis, conforme o cronograma proposto pelo Departamento de Meio Ambiente.

 A coleta, separação por tipo de material, prensagem e comercialização dos materiais é feita pelos catadores da Acamis, à população, basta apenas separar o reciclável do não-reciclável.

A orientação é separar o lixo reciclável, colocar na bolsa branca de ráfia e colocar em frente à residência até as 8h para as regiões onde a coleta é de manhã e até as 13h30 para as coletas na parte da tarde.


O que é reciclável

Plástico: Garrafas PET, embalagens descartáveis (copos, pratos), sacos, sacolas, potes...

Papel: Jornais, revistas, embalagens, folhas em geral, panfletos, caixas, papelão...

Vidro: Garrafas, copos, embalagens, potes de conserva...

Metal: Latas de alumínio, enlatados, cobre panelas, pregos, ferragens...


O que não é reciclável?

Materiais Orgânicos: Resto de comida, cascas de frutas e legumes, guardanapos, papéis molhados ou engordurados.

Rejeitos: Papel Higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, curativos...

Os resíduos não recicláveis devem continuar sendo enviados para a coleta convencional com o caminhão compactador da prefeitura. Em breve mais informações em relação ao cronograma e a recolha de eletrônicos, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, óleos lubrificantes, pneus, óleo de cozinha entre outros.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp