Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Vacina para a COVID19: Fazer ou não fazer? Eis a questão!

Postada em: 20/05/2021 Atualizada em: 20/05/2021 08:39:41 Número de visualizações 3251 visualizações
LinkedIn whatsapp
Vacina para a COVID19: Fazer ou não fazer? Eis a questão!

De maneira curta e grossa: FAÇA!

Muito se tem discutido a respeito da eficácia e dos possíveis efeitos colaterais da vacina para a Covid19. Não vou utilizar esta coluna para trazer números e estatísticas, muito menos para tentar estabelecer qual das marcas de vacina seria a melhor. Esses dados são facilmente obtidos com uma breve pesquisa no Google e nos principais portais de notícias do país, apesar do viés político que muitos destes veículos de informação (e não raras vezes desinformação) adotam. Quero falar um pouco sobre a minha pequena experiência, na linha de frente de um pequeno hospital, de uma pequena cidade do interior do Paraná, que aceitou o gigante desafio de enfrentar este monstro de sete cabeças chamado Covid19.

Temos observado nas últimas semanas um número cada vez menor de internados acima de 60 anos, faixa etária que responde maciçamente pelo maior número de vacinados no país. Não quero dizer com isso que essas pessoas estejam pegando menos o Covid19 (talvez até estejam), mas certamente estão adoecendo menos, ou tendo casos com menor gravidade, necessitando, portanto, menor suporte hospitalar. Obviamente, tal fenômeno se deve em todo, ou pelo menos em parte, ao efeito protetor da vacina. Também não tenho sido informado sobre efeitos colaterais graves de nenhuma das marcas utilizadas até hoje em nosso município, ainda que alguns relatos de leves reações tenham ocorrido, fato este comum a todas a vacinas existentes e aplicadas no país. A vacina, portanto, mostra-se segura e eficaz no combate a pandemia. Essa é a nossa principal arma e esperança para o controle e erradicação da praga que assola o mundo todo, desde novembro de 2019.

Aos que ainda tem dúvidas a respeito da vacina, espero ter-lhes convencido com estes argumentos. Assim que houver oportunidade, compareça à unidade de saúde e faça sua parte, ajudando-se a si mesmo, ao país e ao mundo.


* Dr. Luiz Gustavo Deconto Neves, médico e diretor clínico do Hospital Nossa Senhora de Fátima de Missal


Fonte: Portal Missal / Foto: Arquivo Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp