Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Sexagem Fetal - Para quê serve o exame

Postada em: 07/07/2020 Atualizada em: 07/07/2020 14:19:38 Número de visualizações 2600 visualizações
LinkedIn whatsapp
Sexagem Fetal - Para quê serve o exame

Para quê serve o exame sexagem fetal? A sexagem fetal é feita para descobrir o sexo do bebê através do sangue da mãe. Desde o momento em que a mulher fica grávida, existem fragmentos do DNA do feto que conseguem atravessar a placenta e circulam na corrente sanguínea da mãe. Sabe-se que de 10 a 20% das moléculas de DNA presentes no sangue da mãe são, na verdade, do feto. 


Como o exame é feito? O exame é realizado através da técnica de biologia molecular que permite acessar o material genético do feto. O exame pesquisa da presença do cromossomo Y no plasma materno, e como se trata de um cromossomo presente somente em indivíduos com sexo masculino, caso ele seja detectado conclui-se que o bebê é um menino. Havendo a ausência do cromossomo Y, conclui-se que é uma menina.


A partir de quantas semanas de gestação pode ser feito o exame? A partir da 8ª semana. A confiabilidade e precisão do teste nesse período é de 98%. Quanto maior o número de semanas, maior a chance de acerto. Isso acontece porque há maior concentração de DNA do feto circulando na corrente sanguínea da mãe.


Qual é a vantagem da sexagem fetal em comparação com o ultrassom? A grande vantagem é que ele pode revelar o sexo do bebê semanas antes do que os exames tradicionais. O método mais utilizado ainda hoje é a ultrassonografia, mas para saber o sexo só pode ser realizada a partir da 12ª semana de gestação, pois visualiza os genitais já desenvolvidos. No entanto, esse exame de imagem depende da posição do feto, se não for favorável fica quase impossível reconhecer e a espera continua.


Pode ocorrer algum tipo de interferência neste exame? Para quem não seria recomendado realizar? Este exame não é recomendado em mulheres que foram transplantadas ou que receberam transfusão de sangue nos últimos 6 meses. Também não é aconselhado para mulheres em uso de anticoagulante a base de heparina (ex: Clexane) por interferir na análise do resultado. Outra condição é se a mulher realizou algum procedimento de fertilização com outros embriões, uma vez que mesmo não sobrevivendo, células desse embrião ainda estão presentes no sangue da mãe. Existe ainda a possibilidade de contaminação da amostra no laboratório, por isso é recomendado que apenas operadoras do sexo feminino manipulem a amostra.


Pode ocorrer divergência entre o ultrassom e o teste de sexagem fetal? Sim. É possível que isto ocorra, pois nenhum dos dois métodos tem 100% de acerto.


O teste pode indicar algum problema de saúde com o feto? O princípio do teste é a descoberta de material genético masculino na circulação materna e, portanto, não investiga qualquer outro aspecto relacionado a saúde. Porém já existe um exame capaz de detectar através de um painel abrangente de aneuploidias, diversas síndromes genéticas que possa estar presente no feto e são identificadas através da amostra de sangue da mãe (Teste pré-natal não invasivo – NIPT).



Para quê serve o exame sexagem fetal?

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp