Unip

Ações de Proteção de Nascentes continuam em Missal

Postada em: 08/11/2018 Atualizada em: 08/11/2018 14:07:53 Número de visualizações 416 visualizações
LinkedIn whatsapp
Ações de Proteção de Nascentes continuam em Missal

As ações ligadas ao meio ambiente continuam no município de Missal. Após a aprovação da lei municipal de proteção e recuperação de nascentes, diversas ações foram desenvolvidas, e o objetivo é recuperar, ao longo do tempo, todas as nascentes existentes no município, preservando dessa forma, essa fonte de recursos naturais tão preciosa, que é a água.

Nos últimos dias, foi feita a recuperação e proteção de uma nascente em Linha Catarina, na propriedade da Sra. Líria Nicodem. Uma ação coordenada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Itaipu Binacional, CAPA, Emater e apoio do Diretor de Meio Ambiente de São José das Palmeiras, Sr. Querino Kesler.

Foi introduzida outra técnica para essa atividade, diferente do solo-cimento das outras proteções. Nesse caso foram usadas pedras de diferentes tamanhos, 2 manilhas de concreto de 60 cm, 2 metros de cano PVC 50mm e para a cobertura, lona e terra vermelha.

A água da nascente irá abastecer 80% do consumo na propriedade rural, sendo que, assim que finalizada a proteção, será feita a análise da qualidade da água para verificar a potabilidade e possível uso para consumo humano. A ação não teve custos para os proprietários, apenas mão-de-obra, e foi encaixada na Lei Municipal de Proteção e Recuperação de Nascentes nº 1.382/2017.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp