Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Missal sediou Feira de Agrobiodiversidade e Culinária Agroecológica

Postada em: 08/08/2019 Atualizada em: 08/08/2019 16:24:37 Número de visualizações 1424 visualizações
LinkedIn whatsapp
Missal sediou Feira de Agrobiodiversidade e Culinária Agroecológica

O Tema da feira foi Sementes, Patrimônio dos povos a serviço da Humanidade


O município de Missal sediou na manhã desta quinta-feira, 08 de agosto de 2019, mais um evento regional. Trata-se da Feira de Agrobiodiversidade e Culinária Agroecológica, cujo tema apresentado foi Sementes, patrimônio dos povos a serviço da humanidade. O evento ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos e contou com a participação de vários grupos da região.

Além das palestras e dos momentos de partilha, algumas apresentações culturais, com grupo de dança de Missal e o Coral Voz Ativa, fizeram parte da programação. O Prefeito Eduardo de Missal deu as boas vindas a todos e agradeceu a importante parceria que sempre desenvolve eventos desse porte, mostrando todo o potencial de Missal para a região, agregando conhecimento a todos os participantes.

A Feira de Sementes, como é conhecida, teve a organização da Rede Ecovida de Agroecologia e do CAPA, com o apoio da Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável e Programa Encontros e Caminhos, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Emater, Unioeste, Biolabore e Administração Municipal de Missal. As refeições foram preparadas pela Apromis (Associação de Produtores Orgânicos de Missal)


O que é a Feira?

A feira é promovida pelo Núcleo Oeste do Paraná da Rede Ecovida de Agroecologia, que reune 20 grupos de famílias agricultoras, situados em vários municípios da região e pelo CAPA que conta com uma equipe que assessora esta organização, buscando fortalecer a estruturação de sistemas de produção orgânica e de iniciativas de comercialização de produtos.

O objetivo do evento é promover um momento de integração e partilha de conhecimentos, sementes, saberes e sabores da Terra. Visa oportunizar a troca de materiais genéticos, possibilitando a irradiação de biodiversidade entre as famílias, oportunizando novas iniciativas de organização produtiva.

Outro destaque do evento é a culinária Agroecológica, sendo que haverá momentos de oficinas didáticas e de degustação de alimentos, possibilitando apreciar sabores da cultura alimentar do campo. Na ocasião houve ainda a benção das sementes e espaço de partilha, com troca de experiências e sementes.

Na primeira palestra do dia, o tema abordado foi Sementes, patrimônio dos Povos a serviço da Humanidade, ministrada pelo Educador Popular das Escolas Latino Americanas de Agroecologia, José Maria Tardio. Na parte da tarde ocorreu apresentação da agrobiodiversidade. Esse foi o momento para que cada grupo pudesse apresentar o conjunto de materiais trazidos ao evento. Foram sementes e mudas diversas.

Na programação, houveram ainda oficinas didáticas sobre a culinária agroecológica, com apresentação de receitas e alimentos, onde houve desgustação ao lado das barracas de produtos e um varal de receitas. Foram seis barracas para essa atividade, da Mandioca, Milho, Banana, Citrus, amendoim e peixe. Além da barraca com alimentos e produtos, com artesanato a base de banana, artesanato indígena e da agricultura familiar, frutas, grãos processados entre outros.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp