Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Associação dos Gremistas de Missal Mosqueteiros do Oeste

Postada em: 10/07/2019 Atualizada em: 10/07/2019 09:07:19 Número de visualizações 1689 visualizações
LinkedIn whatsapp
Associação dos Gremistas de Missal Mosqueteiros do Oeste

Criada informalmente em 2010, a Associação dos Gremistas de Missal Mosqueteiros do Oeste, foi oficializada no dia 7 de outubro de 2015. Durante os primeiros anos a Associação passou por altos e baixos, mas vem se fortalecendo, principalmente a partir do início da construção da sua sede própria, inaugurada no dia 12 de junho de 2019.



O início

“Tudo começou durante um jogo de sinuca, na Assemi (Associação dos Servidores Municipais de Missal), quando os colorados, já tinham sua associação, provocaram os gremistas. Saímos de lá (alguns gremistas presentes) decididos a criar a associação dos gremistas”, conta Edson (Magrão) Zimmer, um dos presentes.

Ficou definido que cada um que ali estava convidasse um ou mais gremistas para participarem da fundação da associação, sendo que a reunião seria realizada na Associação dos Moradores do Bairro São Francisco (local onde hoje é a quadra de esportes, ao lado do CMEI Sementes do Amanhã).

A reunião foi realizada, a associação fundada, a diretoria eleita, sendo presidente Edson Zimmer. 

E ali foi o local de encontro dos gremistas por mais de mio ano, para um futebol de areia e ou assistir aos jogos do Grêmio.

A partir de 2011, os gremistas se reuniam para assistir os jogos em uma sala no centro da cidade, cedida por Alfredo Novak. “Ali aconteciam as reuniões, as jantas nos dias de jogo do Grêmio. Também fazíamos o almoço anual, com a presença de mais de 300 pessoas, o nos possibilitou montar uma estrutura - compra de uma televisão, geladeira, vasilhames, entre outros itens. Sempre contamos com o apoio e o trabalho dos associados, sendo que o esforço conjunto deu resultado positivo”, lembra Edson.



Regularização 

Em 2013, foi eleita a nova diretoria da Associação, tendo como presidente Jorge (Charuto) Werner. “Demos continuidade nas atividades da Associação, tentando fortalece-la cada vez mais”, lembra Jorge.

Uma das dificuldades encontradas pelo presidente foi a falta de um CNPJ, necessário para a realização dos eventos. “Era necessário regularizar a AGM, ter a documentação, então optamos por priorizar essa questão. Conversamos com o Julio Maldaner (contador e cônsul do Grêmio em Missal), que elaborou toda a documentação e, na assembleia em que deixei a presidência, aconteceu a regularização, passamos a existir de fato como AGM Mosqueteiros do Oeste”, conclui Jorge. 



Oficialização

Em assembleia realizada na noite do dia 7 de outubro de 2015, gremistas missalenses oficializaram a Associação dos Gremistas de Missal (AGM) Mosqueteiros do Oeste, que passou a ter CNPJ. 

A assembleia discutiu primeiramente o nome oficial, e na sequencia foi apresentado um anteprojeto do estatuto que foi discutido, sofreu pequenas alterações e aprovado por unanimidade.

Então seguiu-se para a eleição da nova diretora (a terceira diretoria ou primeira diretoria após a constituição da AGM), sendo que os nomes apresentados foram eleitos por aclamação de todos os presentes.

Toda a documentação da AGM foi devidamente liberada e oficializada no dia 19 de outubro de 2015.


Sede própria

O presidente Renato Ruscheinsky destaca que neste período a associação passou por altos e baixos, porém de uns dois anos para cá voltou a crescer e, agora, com a sede própria a tendência é de um fortalecimento maior. “Tivemos realmente um período difícil, porém conseguimos reverter a situação, principalmente porque a adesão e a participação maior dos associados tem fortalecido a AGM, exemplo disso foi a construção da sede própria, que teve o apoio de grande parte dos associados, desde a compra e doação dos materiais, bem como com o trabalho na obra”.

Renato explica ainda que a AGM não é uma associação fechada. “Muitos ainda acham ou pensam que a Associação dos Gremistas de Missal é ‘fechada’, mas é o contrário, está aberta a todos os gremistas que queiram se associar. Quem quiser se associar só precisa conversar com um dos membros da diretoria e fazer parte da associação. Inclusive já me disseram que ‘nunca fui convidado’. Nós não temos como convidar ‘todo mundo’. Quem quiser é só nos procurar”, afirma o presidente da AGM.

Por outro lado, a diretoria atual, que entregará o cargo ainda neste mês de julho, iniciou um trabalho no sentido de ‘colocar a casa em dia’, ou seja, está solicitando aos associados, além da participação efetiva, também a quitação das mensalidades. “Precisamos de associados efetivamente comprometidos com a associação em todos os sentidos, pois temos custos de manutenção e também porque ainda temos que construir a área ‘externa’ da Associação”, afirma o presidente.


Diretoria 2015/2019

Presidente: Renato Ruscheinsky

Vice: Anton Martins (Tilico)

Secretário: Everton Butske

Vice: Julio Maldaner

Tesoureiro: Jorge Werner

Vice: Anderson Wagner

Diretor de Patrimônio: Gelson Anschau

Assessor Jurídico: Telmo Welter

Conselho Fiscal (efetivos): Valdir Hoffmann, Paulo Zwirtes e Rafael Heck. (suplentes: Afonso Paetzold, Gilberto Dalla Rizzarda e Luis Paetzold (Patinhas).



Terreno da sede

Para a construção da sede própria, a Associação dos Gremistas de Missal contou com o apoio de Vanderlei (Vande) Terhorst, que cedeu em comodato um terreno com 250m², na Rua Santa Cruz, no centro de Missal.

“Agradecemos ao Vande, que após uma breve conversa, nos cedeu o terreno e, graças ao apoio dos associados conquistamos a sede própria”, afirma Renato Ruscheinsky.



Consulado do Grêmio em Missal

Em Missal, o Grêmio Football Porto Alegrense tem como cônsul Julio Vicente Maldaner e vice-cônsul Afonso Paetzold (Sony).

O consulado é a interligação entre o Grêmio e seus torcedores/sócios. “Estamos trabalhando no sentido de fortalecer o Grêmio. Já a relação Consulado e Associação dos Gremistas de Missal não está havendo uma sintonia perfeita, porém estamos buscando esta sintonia”, afirma Julio.

O consulado de Missal está buscando junto ao consulado do grêmio em Porto Alegre a possibilidade de trazer o ônibus do Grêmio com as taças do imortal e alguns atletas pra uma confraternização em Missal. “Apesar dos custos serem elevados, estamos acertando uma parceria com os consulados da região - Medianeira, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu”, informa Julio.

O presidente da AGM reconhece esta situação e também espera que o entendimento e o caminhar lado a lado aconteça. “Precisamos caminhar juntos”, afirma Renato Ruscheinsky.



Assembleia

No próximo dia 17 de julho, as 20 horas, será realizada a assembleia geral ordinária da Associação dos Gremistas de Missal.

Na pauta da assembleia a eleição da nova diretoria e outros assuntos pertinentes a AGM.

Todos os associados estão convocados a participar.


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp