Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

6 x 3: vereadores cassam mandato do prefeito de Itaipulândia

Postada em: 26/09/2018 Atualizada em: 26/09/2018 17:13:40 Número de visualizações 1428 visualizações
LinkedIn whatsapp
6 x 3: vereadores cassam mandato do prefeito de Itaipulândia

Pouco depois das 15 horas de hoje (26), depois de mais de 7 horas em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Itaipulândia, por 6 x 3, os vereadores cassaram o mandato do prefeito Edinei Gasparini.

Um grande público acompanhou a sessão, assim como integrantes da Administração Municipal e o próprio prefeito Edinei Gasparini.

Durante a manhã, os vereadores fizeram o uso da palavra para exporem suas opiniões sobre o tema. Na sequência o prefeito e um advogado apresentaram a defesa, seguido da leitura do parecer da relatora, Carla Eliane Mohr.

Logo no início da tarde houve o pronunciamento dos votos dos vereadores, sendo que 6 votaram pelo afastamento do prefeito de Itaipulândia.


Denúncia

No dia 28 de junho, o morador do município de Itaipulândia, empresário e ex-secretário municipal, Arno Osmar Zuse, protocolou denúncia na Câmara de Vereadores de Itaipulândia contra o prefeito, pelo que considera “prática de crime de responsabilidade”, pedindo “que seja decretada a perda de seu cargo, bem como a inabilitação para exercer função pública”.

Por seis votos a três, os vereadores aceitaram a denúncia, sortearam a Comissão Processante e passaram a investigar este e outro ato, também apontado, sobre a renovação de contrato por mais três meses, de uma empresa prestadora de serviços ao município. 

O presidente da Câmara de Vereadores de Itaipulândia deverá notificar a vice-prefeita Cleide Prates, para que assuma imediatamente o cargo.


Votos a favor da cassação:

Atílio Luiz Lorini

Carla Eliane Mohr

Luciano da Silva

Lindolfo Martins Rui

Rodrigo Rogerio Pavinatto

Vilso Nei Serena


Votos contra a cassação:

Claudemir da Silva Homem

Marcos Paulo Coradini

Roberto Piano


Pedido de cassação 

No dia 28 de junho, foi protocolado um pedido de cassação do prefeito Edinei Gasparini de Itaipulândia.

A denúncia foi feita pelo engenheiro civil Arno Osmar Zuse e recebida pelo presidente da Câmara Rodrigo Rogério Pavinatto.

A denúncia e pedido de cassação de mandato, acusa o prefeito de prática de crime de responsabilidade, conforme as razões de fato e direito descritas, requerendo ao final que seja decretada a perda de seu cargo, bem como a inabilitação para exercer função pública.

As acusações apresentadas são de desvio de dinheiro público em obras de pavimentação em estradas rurais municipais e ruas da cidade.


Aceitação

Na sessão da Câmara de Vereadores de Itaipulândia realizada no dia 2 de julho, por seis votos a três, os vereadores aceitaram a denúncia, sortearam a Comissão Processante e passaram a investigar este e outro ato, também apontado, sobre a renovação de contrato por mais três meses, de uma empresa prestadora de serviços ao município. 


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp