Vice-prefeito: Afonso ‘Sony’ Paetzold - 1983/1988 (Prefeito: Luciano Kreutz)
A história de Afonso Paetzold (Sony) em Missal, se confunde com o primeiro posto de combustíveis (gasolina) que iniciou suas atividades em 1965 com Astor Butske, que construiu o Posto Missal, sendo que em 1.967, Julio Paetzold (pai do Sony), comprou 50% do posto. Sony, ainda adolescente, começou a trabalhar na empresa do pai e (sócio) Iraldo Rauber. Em 1.971 Sony adquiriu 50%, sendo assim sócio de seu pai Julio, até seu falecimento em 2006.
No início havia uma bomba de gasolina, tocada a manivela, mais tarde foi instalado um tanque para óleo diesel; e em 1979 surgiu o álcool automotivo para o qual foi instalado o tanque em 1980, e em 1987 para gasolina F1 Master, e em 2012 foram instalados novos tanques e bombas de combustível no surgimento do novo diesel S10.
Em 1980 Sony casou com Maria Elair Philippsem, tem três filhos: Fabio Marcelo - atualmente no posto; Paulo Eduardo, funcionário público em Missal; e Larissa Justine, fisioterapeuta e também trabalha no posto.
Três netinhas: Luiza Gabriele, Alicia Beatriz e Betina.
Sony começou a participar da política como mesário, antes do desmembramento de Medianeira e, na sequencia como membro da Comissão de Emancipação de Missal.
“Quando Missal se emancipou, os partidos políticos iniciaram a ‘busca’ de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores e, vale lembrar, naquela época a lei eleitoral era diferente da atual: eram três candidatos a prefeito e vice, no nosso caso (Missal) três candidatos a prefeito e vice pela Arena, e três candidatos a prefeito e vice pelo MDB”, lembra Sony.
Entre os três candidatos da Arena, a dupla que recebeu mais votos foi a de Luciano e Sony e, como a somatória dos votos dos três candidatos foi maior que a dos candidatos do MDB. Na época, o mandato era de seis anos, para prefeito e vice-prefeito, e vereadores.
Na eleição seguinte, Sony foi candidato a prefeito tendo como vice Orlando Breem pelo PFL, e Laci e Eugênio Willers (eleitos) pelo MDB.
“Estas duas vezes foram a duas vezes que participei da política como candidato.
Deixei a política como candidato, porém até hoje continuo participando, só não mais como candidato, aceitando a solicitação da família”.
Sony também participou ativamente das entidades e clubes fundados no decorrer dos anos como Clube 19 de Março onde foi vice-presidente, na gestão de Aloísio Fritzen; é um dos fundadores do CTG Porteira Nova, sendo o terceiro patrão da casa gaúcha. Sócio fundador da Avemi, e também jogador de futebol, primeiro presidente da Acimi e sócio até hoje, entre outras entidades e associações.
Sony destaca que “nossa empresa, o Posto Sony, no dia 06 de novembro de 2027, completará 60 anos de atividade, e a transportadora iniciou em meados de 2001, mas temos caminhão tanque desde 1.974”,
“Como todas as cidades, Missal ‘começou pequena’, sendo que acompanhei todo seu desenvolvimento e, nossa empresa, cresceu junto. Ainda hoje Missal é uma cidade muito boa para morar, trabalhar, mas precisamos de mais indústrias, mas como estamos fora do eixo da BR 277, as empresas com potencial maior se estabeleceram próximo a 277 pela logística, o que é normal. Felizmente, com a confirmação da Cooperativa Lar de que o frigorífico de peixes será instalado no nosso município, é um passo muito importante para Missal este investimento da Lar, inclusive porque a cooperativa foi fundada em nosso município e, os missalenses aguardavam um investimento de grande porte há muitos anos”.
Sony conclui destacando que “Missal é um município com grande número de idosos, pois quem conclui o estudo oferecido aqui acaba indo para outros lugares para uma formação acadêmica. Temos qualidade de vida, saúde pública e educação muito boas, idosos bem atendidos. O que falta também são mais industrias de pequeno porte e, entendo, que o município poderia oferecer um pouco mais neste setor, seguindo o exemplo de Toledo, que iniciou com muitas indústrias pequenas, que cresceram e hoje são grandes, como também aconteceu em Medianeira. Aqui tem crescimento também, mas lentamente”, conclui Sony.
Fonte: Portal Missal