Os itens arrecadados deverão ser transformados em artefatos, além de contribuir com o meio ambiente evitando descarte inadequado
Todos os anos a Associação dos Comerciantes de Agroquímicos da Costa Oeste (ACCO) promove a recolha de embalagens de defensivos agrícolas. Produtores de Missal e Itaipulândia efetuaram a entrega das embalagens, seguindo todas as orientações quanto a tríplice lavagem, no pátio da AB Agrobrasil em Missal entre os dias 08 e 11 de dezembro.
São recebidas embalagens em bolsas de resgate, abertas com as tampas separadas. As caixas de papelão também devem vir desmontadas. Este material recolhido, é transformado posteriormente em novos artefatos. São diversas cargas que chegam no local durante os dias de recolha e que terão uma correta destinação.
Estes materiais são transformados em embalagens e tampas para o setor de defensivos agrícolas, como ecoplástica e o sistema de vedação ecocap, desenvolvidos pelo Sistema Campo Limpo. São 38 artefatos homologados a partir da resina reciclada pós-consumo.
Além disso, podem ser gerados dutos corrugados, tubos de esgoto e eletrodutos, tubos para mineração, embalagens plásticas para químicos, dormentes ferroviários, caixa para bateria e postes de sinalização, moldes, tubetes e caixas de papelão, entre outros.
O Sistema Campo Limpo é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias ou com sobras pós-consumo de defensivos agrícolas. Nele os diferentes elos da cadeira agrícola - indústria fabricante, canais de distribuição, agricultores e poder público – se articulam estrategicamente e compartilham responsabilidades pela destinação ambientalmente correta das embalagens.
Em Missal, as empresas associadas a ACCO são AB Agrobrasil, Agrícola Andreis SMI, Atua Agro, Syngenta SMI, Cocamar, Lar Cooperativa Agroindustrial, Disam, Grasel, Iriedi, Meioeste, Plantiagro, Pitangueras e Sousa Cruz.
Fonte: Assessoria