Ita
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Missalenses se destacam em modalidades esportivas individuais

Postada em: 29/10/2025 Atualizada em: 29/10/2025 18:07:21 Número de visualizações 575 visualizações
LinkedIn whatsapp
Missalenses se destacam em modalidades esportivas individuais

Arthur - O atleta missalense Arthur Balestrin Dasenbrock iniciou sua trajetória esportiva em 2015, no ciclismo, e aos poucos ampliou sua dedicação ao esporte. Em 2022, passou a se dedicar também à corrida, e em 2024 à natação, consolidando sua entrada no triathlon.

No último domingo, dia 26, Arthur participou do Ironman 70.3 Florianópolis, uma das provas mais tradicionais do país. A competição reuniu atletas de diversos países e contou com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, totalizando 113 km de percurso.

Com um desempenho consistente, Arthur completou a prova em 4 horas e 47 minutos, demonstrando evolução e dedicação ao longo da jornada.

Entre os resultados recentes, destaca-se o 1º lugar em sua categoria na prova de triathlon em Cascavel, além da liderança no ranking regional de duathlon, modalidade que combina corrida e ciclismo.

“Venho treinando com constância e foco. A evolução tem sido muito gratificante, e cada prova me motiva a continuar buscando o meu melhor”, comenta o atleta.

Como atleta amador, Arthur segue evoluindo e, ao longo do caminho, pretende conquistar oportunidades de apoio para continuar competindo em provas regionais e pelo Brasil, levando consigo o nome de Missal e a paixão pelo esporte.


João Pedro - João Pedro Michels Viar, 19 anos, afirma que desde criança gostou de pedalar. “O ciclismo sempre fez parte da minha rotina, mas sempre foi por busca de diversão e saúde. A minha participação em campeonatos começou em 2024, na qual participei do AUDAX Floripa 200km – Volta à Ilha. A partir daquele momento percebi o quão boa era a experiência de participar das provas. Nas corridas de rua, comecei este ano. Iniciei para manter o corpo em movimento nos períodos em que faltava tempo para a bicicleta, já que os treinos demandam mais tempo. Logo que iniciei na corrida, peguei gosto por esse esporte e já comecei a participar de provas na região, inclusive o Duathlon, que une os dois esportes”. João Pedro já participou de várias provas, dentre os municípios que já esteve presente, pode-se citar Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Toledo, Terra Roxa, Foz do Iguaçu, Medianeira, Santa Helena, Florianópolis e Nova Santa Rosa (prova realizada no último domingo, dia 26), o Campeonato XCM Cicles Motos Racing Extreme – Copa Biopark, onde ficou em 4º lugar na categoria (Sport Junior) e fechou o campeonato em 3º lugar. 

“No dia 30 de novembro, acontece a última etapa do Duathlon Internacional 3 Fronteiras, em Céu Azul”, informa João Pedro, que está em 2º lugar na sua categoria no campeonato e pretende fechar o ano com uma excelente colocação. Quanto a continuar, João Pedro ressalta que “é preciso persistir, seguir firme, pois não tem como parar, é algo que já faz parte do dia a dia. É preciso estar sempre com o corpo preparado e principalmente a mente. E para aqueles que possuem interesse em começar, não percam tempo, comece com o equipamento que possui, sem se preocupar com desempenho. Apenas o benefício de ter um corpo funcional e a mente forte já é muito gratificante. E caso pensem em participar de provas, não se comparem com aqueles que já estão a anos nos treinos, ao invés de se comparar, use eles de inspiração, se divirta e faça novas amizades, que são outros benefícios desses esportes”. 

João Pedro participa do campeonato de XCM pela equipe SH Bikes Race Team, de Santa Helena, onde conseguiu o primeiro apoio. “O incentivo e apoio ainda são um desafio, mesmo assim,  seguimos firmes, pois é um exercício diário de disciplina, superação e amor pelo esporte. Precisamos treinar bastante, ter foco e fé em Deus, até porque não tem atalho para conquistar nossos sonhos”. 


Pinduca - Djonatha Pietrowiski, o popular Pinduca, começou a correr por causa de sua saúde. “A corrida entrou na minha vida por causa da saúde, pois estava pesando 113 quilos e com asma. Daí vi que precisava mudar meu estilo de vida. Iniciei fazendo caminhada e acabei ‘tomando gosto’ pela corrida de rua”.

Pinduca informa que a primeira corrida ‘pra valer’ foi a meia Maratona das Cataratas, em 2022. “Peguei gosto pela coisa, me inscrevi e participei de outras corridas, até fazer a primeira Maratona das Cataratas e não parei mais. Hoje é meu esporte favorito e até abro mão de muitas coisas para me dedicar as corridas”.

Além da participação em corridas, Pinduca incentiva mais pessoas a praticar este esporte ou outro. “Tenho uma expectativa, um desejo, de um dia lotar um ônibus com missalenses para ‘correr por aí’”.

Um dos lugares mais distantes que foi para participar de uma corrida, foi em Pomerode-SC, no último domingo, dia 26. “Desde que iniciei, conquistei vários pódios e boas colocações em geral, pois o objetivo é participar pela saúde, concluir a prova, sendo que a próxima meta é a maratona e continuar com as corridas de rua”. Pinduca agora subiu para a categoria 30 a 34 anos.

Pinduca conclui ressaltando a dificuldade de apoio, de patrocínio. “Hoje só tenho apoio do nosso mercado e da Academia Acquagym”.


.

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp