Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado em todo o Paraná

Postada em: 04/05/2019 Atualizada em: 04/05/2019 01:06:58 Número de visualizações 1488 visualizações
LinkedIn whatsapp
Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado em todo o Paraná

O objetivo é garantir a imunização dos grupos prioritários. Basta procurar a unidade mais próxima de casa para receber a dose. A vacina é segura e imuniza contra os vírus mais comuns em circulação no momento, uma forma de evitar complicações da doença e mortes.



Unidades de saúde em todo o Paraná estarão abertas neste sábado (4) para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O objetivo é garantir a imunização dos grupos prioritários – basta procurar a unidade mais próxima de casa para receber a

A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu as doses e os municípios usarão amanhã diferentes estratégias para atrair estas pessoas. Fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

“O Paraná está mobilizado na campanha nacional desde o dia 10 de abril, e neste sábado vamos fazer esta grande ação a favor da saúde, imunizando o maior número possível de paranaenses” disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

De acordo com ele, as 22 Regionais de Saúde do Estado e todos os municípios estão envolvidos. “Fazemos aqui um chamado para que a população busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose. É um ato de respeito à vida, de carinho familiar e de amor ao próximo”, afirma o.


BALANÇO – Desde 10 abril, quando começou a campanha, o Paraná vacinou 1.276.832 pessoas, representando 38,09% do público-alvo. “A expectativa é que o Dia D aumente esta porcentagem com o máximo de pessoas vacinadas”, disse a enfermeira da Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Paraná, Vera Rita da Maia.

Entre os grupos prioritários, registram maior procura pela imunização os idosos, com 68,44% do público já vacinado, os indígenas, com 66,9%, e as puérperas, com 65%.

Vera destaca que a vacina é segura e imuniza contra os vírus mais comuns em circulação no momento. “A vacina não desencadeia a gripe, ela é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela doença”, afirma Vera Maia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até 31 de maio.


PREVENÇÃO - Além da vacina, a Secretaria da Saúde recomenda medidas preventivas, como higienizar as mãos, principalmente depois de tossir ou espirrar; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão, bancos e maçanetas; e manter hábitos de alimentação saudável, incluindo a ingestão de líquidos.

Fonte: AEN - Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp