Prefeito Adilto Ferrari aborda a comemoração dos 62 anos de Missal e ações em andamento e previstas para o Município de Missal
Missal 62 anos de fundação
“Agradecer e parabenizar a todos os missalenses que contribuíram desde o início para que Missal chegasse ao que é hoje, um lugar bom de viver, preservando as raízes, mas sempre com um olhar para o futuro. Reconhecer o trabalho de todos de forma geral e, após a emancipação, reconhecer o trabalho de todos os prefeitos, vices e os vereadores pelo muito que fizeram e os que hoje fazem com que Missal continue crescendo.
Para este momento de celebração dos 62 anos de fundação, foi elaborada uma programação diversificada, festiva, e de comemoração pelas conquistas, principalmente as relacionadas a qualidade de vida, que é também o que nós objetivamos, sempre buscando mais qualidade, por exemplo, médica, cultural, educacional, sem esquecer e reconhecer o trabalho dos pioneiros que ‘iniciaram’ Missal e todos os moradores do nosso Município, pois Missal é de todos, é nossa, nós apenas estamos administrando temporariamente ”.
Ferrari ressalta ainda que “continuemos sendo otimistas, pois avançamos dia a dia, ano a ano, tanto é que nosso número de missalenses vem aumentando, conforme o último senso do IBGE somos 11.301 pessoas, porém observamos que tem pessoas que ficaram de fora (não foram ‘contadas’), pois o cadastro da saúde mostra um número maior”.
Seis meses da atual administração
Em seu quarto mandato como prefeito, Ferrari avalia que os seis primeiros meses do mandato atual é muito boa. “A educação é um dos destaques com vários avanços, e isso faz parte de um dos nossos objetivos, ou seja, buscar conhecimento, e para isso se concretizar, oferecemos transporte escolar gratuito – inclusive para os universitários, oferecendo a oportunidade de estudar para todos”.
O prefeito destaca ainda a revisão de toda frota do município, além de ampliar, principalmente para a área da saúde.
Ferrari ressalta ainda a entrega de várias obras, sendo que algumas delas já estavam em andamento quando assumiu o atual mandato. “Já entregamos várias obras, algumas delas que já estavam em andamento. Asfaltamento das ruas que ainda não eram asfaltadas, em parceria com o Governo do Estado. Estamos realizando o que estava planejado, inclusive, no 1º quadrimestre a administração cumpriu as metas previstas, cumprindo o que a legislação, as leis preveem e, chegaremos ao final deste ano cumprindo as metas e objetivos estabelecidos, seguindo o cronograma”.
Cidade
Com relação a área urbana (cidade) neste momento recebendo a rede de esgoto, o prefeito espera a conclusão conforme a previsão, ou seja, que no mês de fevereiro de 2026 todas as ligações concluídas, lembrando que o cumprimento do cronograma depende muito do clima. “É importante frisar que o Município não investe nada nesta obra, que é uma grande conquista, pois saímos de 0% de rede de esgoto para 96%, sendo que solicitamos a Sanepar estudo para que, por exemplo, o Loteamento Esperança, que não existia quando da elaboração do projeto atual, também seja contemplado, sendo que já solicitamos um aditivo e deverá ser feito. Assim, atingiremos 100% da cidade com rede de esgoto”, comemora o prefeito Ferrari.
Com relação ao projeto de obras na área urbana, Ferrari informa que “teremos a remodelação de todas as calçadas, com acessibilidade e outras ações, pois queremos ‘dar vida nova’, sendo que temos finalizado com deputado uma verba federal e também a parceria com o Governo do Estado para as obras”.
Quanto a arborização, será substituída. “Temos o plano já aprovado em audiências públicas, ressaltando que árvores de grande porte não são mais permitidas. Acessibilidade (calçadas) e arborização são metas a serem cumpridas”.
Praça
Há projeto em andamento (elaboração) para remodelação da mesma, tornando-a mais aconchegante, informa o prefeito.
Rua coberta
Sobre a rua coberta, Ferrari informa que “há um projeto sendo ‘trabalhado’, e aguardamos recursos do Estado com contrapartida do Município”.
Asfalto em ruas e estradas rurais
“Temos o compromisso de asfaltar todas as ruas que ainda não tem asfalto – recape sobre pedras irregulares, na cidade e distritos, além das estradas rurais”, informa o prefeito Ferrari.
- Santa Cecília sentido Linha Caçador (Linha Sausen). Trecho viabilizado através de emendas dos deputados estaduais Mateus Vermelho e Ademar Traiano;
- Trecho Santa Cecília a São José, será asfaltado;
- São José dos Pinhais ligando a PR 495, asfalto;
- Jacutinga ao Assentamento Formiga e Andreolla, terá pedras irregulares;
- Asfalto de São José dos Pinhais sentido comunidade;
- Dom Armando/Esquina Rosa, asfalto, através de emenda do deputado estadual Gugu Bueno;
- Asfalto ligando Boa Esperança a Dois Pinheiros (em projeto);
- Três Irmãos a Vista Alta terá asfalto, ligando a travessia ligando ao asfalto sentido Ramilândia/São Roque.
“Além destes projetos que serão divulgados posteriormente, quando houver certeza da aprovação dos recursos”, informa o prefeito Ferrari.
Plano de Cargos e Carreira
Está em andamento a revisão do Plano de Cargos e Carreira do funcionalismo público, pois já se passaram 10 anos sem revisão/atualização. “Foi criada e nomeada uma comissão, inclusive com a participação do Sindicato dos Funcionários Públicos. Serão ajustes necessários que serão feitos por empresa da área, já contratada e, após a conclusão, será enviada para a Câmara de Vereadores para que os mesmos tomem conhecimento de tudo que o Município pode continuar ofertando aos seus funcionários, direitos e deveres”, conclui Ferrari.
Fonte: Portal Missal