Trata-se de ação do Governo do Estado que levou água potável a 1,2 mil famílias do campo no 1º semestre
O acesso à água potável em regiões rurais e isoladas avança no Paraná. O Programa Água no Campo, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), perfurou 39 poços artesianos entre janeiro e junho de 2025. Os equipamentos beneficiaram 1.253 famílias de 21 municípios.
O investimento foi de R$ 560.513,07. Entre os municípios, Missal foi um dos contemplados com Poços Artesianos. A ação faz parte do Programa Água no Campo, que cumpre papel crucial ao substituir fontes sujeitas à contaminação por agrotóxicos e coliformes fecais, riscos comuns em minas d’água, cuja vazão depende da infiltração de água da chuva no solo.
Em outros casos, o poço artesiano geralmente substitui o abastecimento realizado por caminhões-pipa. Além de garantir a segurança sanitária, os poços artesianos levam estabilidade hídrica a regiões historicamente vulneráveis à seca e onde a qualidade da água é determinante para a saúde, a produção agrícola e a permanência das famílias no campo.
Fonte: Assessoria