Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

As missalenses Amanda e Jeniffer estão no programa Ganhando o Mundo

Postada em: 25/09/2023 Atualizada em: 25/09/2023 07:54:30 Número de visualizações 2237 visualizações
LinkedIn whatsapp
As missalenses Amanda e Jeniffer estão no programa Ganhando o Mundo

Alunas do Cepem foram selecionadas entre mais de 12 mil inscritos no programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Esta é a primeira vez que alunos de Missal foram selecionados. Amanda irá para Inglaterra e Jeniffer para a Austrália.


Ganhando o Mundo

Esta é a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Serão mil estudantes que vão embarcar, no início de 2024, para o programa de intercâmbio cuja duração é um semestre letivo, em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos da 1ª série do ensino médio de todos os 399 municípios. Após as fases de homologação das inscrições, classificação provisória e final, a convocação estarão representantes de 344 cidades do Paraná. Além das vagas reservadas para esses municípios, outras 100 são destinadas a estudantes inscritos no Bolsa Família.

“A experiência transformadora do intercâmbio proporciona ao aluno não apenas a oportunidade de aprimorar as habilidades linguísticas, mas também de desenvolver a compreensão mais profunda do mundo, sua diversidade e complexidade, preparando-o e imprimindo uma visão global, eclética sobre a sociedade e os desafios do futuro”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Para estar entre os selecionados, além de outros quesitos, é tirar nota acima de 70 em todos as matérias da Prova Paraná.


Amanda

Amanda Kadjira Aparecida Phillipsen Noro, 15 anos, filha de Carla Elisangela Philippsen e Vanderley Aloisio Noro, frequentou o CEMEI Pequeno Príncipe, a Escola Municipal Novo Milênio e atualmente está na 1º série do Ensino Médio no Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis, pretende cursar a faculdade de direito e ser delegada da Polícia Federal.

“Desde o ano passado, quando soube da oportunidade, fiquei extremamente focada nas aulas e na plataforma de inglês para conseguir a vaga”, afirma Amanda, acrescentando que o hábito de estudo, “sem exagero, sempre com intervalos” e ler bastante é o que a ajuda a manter bons resultados.

Na Inglaterra a meta inicial é “prosperar meu inglês, levar a cultura do meu país e estado e também absorver a cultura inglesa, enfim, aproveitar ao máximo possível a experiência de estar lá por cinco/seis meses”. 


Conselho

“Eu ficaria feliz em aconselhar os outros alunos que estão em busca de receber a mesma oportunidade… Não desistam da ou das vagas para 2025. Quando pensar em desistir, peço que olhe para o seu futuro, porque a sensação de provar o seu valor e conquistar algo com o seu esforço é simplesmente indescritível.”


Agradecimento

“Queria deixar os meus mais sinceros agradecimentos ao Governo do Estado do Paraná, juntamente com a Secretaria da Educação do Estado do Paraná, ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu… E principalmente a diretora Marta Schaeffer Butzge, as pedagogas e pedagogos do colégio em especial a pedagoga Janete Buuron Stodulski que esteve comigo durante todo o fundamental, a equipe da secretaria e todos os funcionários, também aos meus professores que sempre me engajaram nos estudos e não poderia deixar de mencionar a minha família que sempre me apoiou a ser minha melhor versão. Sem vocês eu não teria chegado onde cheguei.”


Jeniffer

Jeniffer Hendges Kotz, 14 anos, filha de Giovane e José Kotz, estudou na Escola Novo Milênio e Tancredo Neves (Dom Armando) e atualmente cursa formação de docentes no Cepem.

“Me inscrevi, mas sinceramente, não achava que iria. Quando alcancei comecei a me preparar, inclusive, em meados de julho, quando saiu o edital dos classificados, lembrei que também havia me inscrito e acompanhei até divulgarem os nomes dos classificados. Quando vi que iria e havia alcançado o primeiro lugar no município fiquei extremamente feliz, pois é um sonho meu de muito tempo e sei que esse intercambio vai acrescentar muito na minha vida, desde o aprofundamento em inglês e as demais matérias, além do fato de conhecer nova cultura”, destaca Jeniffer.


Futuro

Quanto ao futuro, ela afirma que ainda não definiu a carreira a seguir. “Estou cursando formação de docentes, mas não pretendo ser professora. Talvez este intercambio me ajude a definir, pois as dúvidas existem”.


Agradecimento

“Gostaria de fazer um agradecimento a todos os meus professores que sempre me apoiaram e incentivaram, principalmente minha primeira professora de inglês Vanessa Sala, meu professor Valdecir Thomas que foi quem me falou para eu me inscrever no programa, e a minha professora do curso de inglês Bruna S. Mascarello, pois foi onde eu mais aprendi e aprofundei meus estudos em inglês, todos aumentando minha confiança. Também muito importante a minha família que sempre me incentivou nos estudos desde pequena até mesmo na língua estrangeira – inclusive não havia dito para meu pai e minha mãe que havia me inscrito para o intercambio, só contei depois e fui apoiada. Também agradecer as minhas amigas, principalmente a Giovana e a Eloá que estiveram sempre comigo, me incentivaram e me apoiaram muito para eu me inscrever no programa”, conclui Jeniffer. 


As estudantes Jeniffer e Amanda estão no Ganhando o Mundo


Duas estudantes do Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, Jeniffer Hendges Kotz 1º Formação de Docentes) e Amanda Kadjira Aparecida Philippsen Noro (1ª A Novo Ensino Médio) foram selecionadas para esse intercâmbio cultural de 6 meses que permitirá uma vivência e experiência incrível para seus currículos, vida pessoal e profissional e sem dúvidas trarão muitas experiências para compartilhar. Os destinos? Austrália e Inglaterra respectivamente. O embarque é início de 2024.

Foram 6,9 mil candidatos inscritos no programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino com objetivo de propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.

Parabéns Jeniffer e Amanda pela dedicação aos estudos, parabéns aos pais pelo incentivo diário, parabéns aos professores. 

Que orgulho, que alegria para nossos professores, estudantes, pedagogos, agentes educacionais I e II, direção, enfim, que orgulho para o Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis ter vocês selecionadas para esse intercâmbio, isso significa que estão entre os alunos estudiosos, com a média de nota escolhida pelo programa e isso nos deixa orgulhosos; celebramos com vocês essa conquista; com certeza são inspiração para que nas próximas edições mais alunos se inscrevam. 

Jeniffer e Amanda vocês nos representam! (Marta)


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp