Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Missal recebe certificado de Adesão ao Susaf durante almoço do Colono e Motorista

Postada em: 27/07/2023 Atualizada em: 27/07/2023 16:46:29 Número de visualizações 630 visualizações
LinkedIn whatsapp
Missal recebe certificado de Adesão ao Susaf durante almoço do Colono e Motorista

Durante a cerimônia de abertura da programação de 25 de julho, celebrando os 60 anos de Fundação de Missal, o município recebeu das mãos dos representantes do Governo do Estado do Paraná o Certificado de Adesão ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

O anúncio foi feito pelo Presidente em exercício da Adapar de Curitiba, o engenheiro Agrônomo, Manoel Luiz De Azevedo. Também estiveram presentes o Chefe no Núcleo Regional da Seab Cascavel, Engenheiro Agrônomo Lissandro Saroli Veran e a Gerente Regional de Cascavel, Médica Veterinária Odete Volz Medeiros.

Quem recebeu o certificado foi o Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, Presidente da Câmara de Vereadores, Jair Bogler, Secretário de Agricultura, Altair Luiz Fetzner e a Chefe do Serviço de Inspeção Municipal, Veterinária Elen Patrícia Nascimento Macorim.

O Deputado Estadual Gugu Bueno, vice-líder do Governo do Estado na ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), parabenizou Missal pela conquista, destacando os benefícios ao setor das agroindústrias, que poderão expandir a comercialização, fomentando a geração de emprego e renda.


Susaf

É um sistema que visa promover a equivalência entre os serviços de inspeção estadual e municipal nas agroindústrias de pequeno porte de origem animal. Missal possui 13 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal. Desses, 6 já demonstraram interesse em serem indicados para adesão ao Susaf. 

Um destes estabelecimentos é o Embutidos Baumgratz que atualmente possui 4 funcionários. Segundo um dos sócios, Gilmar Vidal, o objetivo é expandir o comércio dos produtos a outros municípios e isso vai aumentar a capacidade de produção e terá que contratar. “Já há empresas da região interessadas em adquirir nosso produto”, informa.

A perspectiva da concessão do certificado de adesão já gerou investimentos. Um grupo de sócios está finalizando a construção da Charcutaria Pertutti, que deve gerar 05 empregos inicialmente, mas que no decorrer do tempo pretende recrutar até 20 pessoas entre produção, venda e distribuição. “O Susaf permite a venda de produtos de origem animal para todo o Estado”, justifica um dos sócios, Amilton Back.


Vantagens

Para os estabelecimentos, a principal vantagem é a ampliação da área de comercialização de seus produtos, uma vez que, mesmo estando registrado no Serviço de Inspeção Municipal, ele poderá comercializar em todo o território estadual. 

Para o município as principais vantagens são a geração de empregos e renda, uma vez que os estabelecimentos, com uma perspectiva de venda maior, tendem a aumentar sua produção e consequentemente mão de obra. 

A adesão ao Susaf só ocorre em Municípios que possuem o Serviço de Inspeção estruturado, regulamentado e ativo. Missal foi um dos primeiros municípios da região a conseguir a adesão, assim como Cascavel e Santa Helena.


Participação


Participaram da cerimônia o Prefeito Ferrari de Missal, vice-prefeito Chenho, Presidente da Câmara de Vereadores, Jair Bogler, vereadores Maico Luzzi (Boi), Jair Rauber, Tati Mascarello, Elmo Pauli e Elias Xavier Andrade, o secretário municipal de Agricultura, Altair Fetzner e todos os secretários municipais.

O Deputado Estadual, vice-líder do Governo na Alep, Gugu Bueno e o Deputado Federal, Luciano Alves, também marcaram presença. Representantes do Deputado Federal Vermelho e Deputado Estadual Matheus Veloso, estiveram na cerimônia. Prefeitos Zado de Santa Helena, Edson de Ramilândia, Ivo Roverti de Serranópolis do Iguaçu e Cleide Prates de Itaipulândia, prestigiaram o evento.

 Representantes do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), como Chefe no Núcleo Regional de Cascavel, Lissandro Saroli Veran, gerente Regional de Cascavel, Odete Volz Medeiros e ainda o Presidente em exercício da Adapar de Curitiba, Manoel Luiz De Azevedo.

Também subiram ao palco o 2º presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Urbano Frey, o Diretor Presidente da Frivatti, Egídio Valiatti, Presidente da Associação Comercial e Empsarial de Missal, Willian Leal, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Missal, José Urbano Braun, Comandante da Polícia Militar de Missal, Sargento Donizetti, representantes religiosos entre outras autoridades locais e regionais. 


.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp