Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Enfermeira e coordenadora do Samu de Missal, Fabiane repassa orientações sobre o Maio Amarelo

Postada em: 16/05/2023 Atualizada em: 16/05/2023 16:35:34 Número de visualizações 1121 visualizações
LinkedIn whatsapp
Enfermeira e coordenadora do Samu de Missal, Fabiane repassa orientações sobre o Maio Amarelo

A enfermeira e coordenadora do Samu de Missal, Fabiane Spiecker Junges, concedeu entrevista abordando o tema e trazendo dicas importantes, até porque a conscientização para um trânsito mais seguro deve ocorrer durante o ano todo, mas é intensificado no mês de maio. Fabiane aponta como principal objetivo chamar a atenção da população para a segurança no trânsito.

Segundo a enfermeira, o número de mortes no trânsito ainda é muito elevado e há registros de pessoas que ficam com sequelas para o resto da vida, isso se não entrarem em óbito. “O maio vem realmente para prestar atenção, vamos respeitar mais o trânsito, relembrar normas e regras do código nacional de trânsito”, sugere. A cor amarela é utilizada, justamente por simbolizar atenção.

Essa mensagem se estende ao motorista, ao pedestre, ciclista, motociclista, para que todos tenham empatia, ou seja, não façam ao outro o que não querem para si. “Trabalhar consciência, empatia e respeito no trânsito é fundamental para a segurança de todos”, observa Fabiane. “Atravessar na faixa de pedestre, o motorista respeitar parando para a travessia e usar o cinto de segurança”, exemplifica.

“A utilização do cinto de segurança é um hábito incomum das pessoas de cidade pequena, mas já vimos muito, que os acidentes podem ocorrer e ocorrem próximo de casa”, alerta a enfermeira do Samu. Os acidentes, na maioria das vezes ocorre por imprudência. Fabiane trouxe um dado de 45 mil mortes no trânsito em um ano, 0,2% de ocorrências e 0,7% no número de mortes a mais, em comparação com 2021.

Outra dica é sobre o uso de celular enquanto dirige. “Ficamos meio prisioneiros desta tecnologia e usamos a ferramenta de forma incorreta”, aponta. “O trânsito exige atenção, os segundos que se olha para a tela de um celular é o tempo de uma criança correr atrás de uma bola na rua, um ciclista atravessar em frente ao veículo, o celular tira muito a atenção do condutor”, afirma Fabiane.

A orientação é que “se a pessoa precisar atender ou mesmo ver alguma mensagem que seja urgente, pare o veículo, encoste, e aí sim atenda ou responda, mas não é correto fazer isso com o veículo em movimento. Pedestres devem respeitar o trânsito também, ciclistas devem redobrar os cuidados, os pais devem conversar com as crianças, motociclistas usar o capacete, tudo isso reduz os riscos de acidentes e de mortes”.

A campanha Maio Amarelo ocorre em todo território nacional e visa trazer orientações no intuito de diminuir acidentes, sobretudo, mortes no trânsito.


Maio Amarelo 2023

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.

De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.  

Embora a atuação da Fundacentro esteja voltada para os ambientes de trabalho, a instituição também tem um papel importante na promoção da segurança no trânsito, uma vez que os acidentes viários podem resultar em lesões e morte no ambiente de trabalho. Estão relacionados os trabalhadores que atuam na condução de veículos, como motoristas de caminhão, ônibus, motocicletas, bicicletas, entre outros.


 

.

Fonte: Portal Missal com Assessoria Prefeitura de Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp