Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Fisioterapeuta cascavelense inova mais uma vez e traz para Cascavel e região o Método Schroth ISST

Postada em: 05/05/2023 Atualizada em: 05/05/2023 15:57:21 Número de visualizações 359 visualizações
LinkedIn whatsapp
Fisioterapeuta cascavelense inova mais uma vez e traz para Cascavel e região o Método Schroth ISST

Fisioterapeuta cascavelense inova mais uma vez e traz para Cascavel e região o Método Schroth ISST para o tratamento da escoliose


 

Marinês Toigo Gottlieb é a primeira fisioterapeuta de Cascavel (PR) habilitada com o certificado internacional Schroth ISST Therapy para tratar a escoliose.

Desenvolvido na Alemanha há mais de 100 anos com base em evidências científicas e amplamente reconhecido em todo o mundo por sua eficácia, o Método Schroth Isst Therapy é uma técnica fisioterapêutica de exercícios específicos que visam melhorar o componente postural da curva, reduzindo assim a carga assimétrica e diminuindo o poder do ciclo progressivo.

No Brasil, o Método Schroth ISST chegou há seis anos pelas mãos da Dra. Patrícia Italo Mentges, proprietária do Instituto de Escoliose RJ e instrutora certificada oficial para ministrar o curso de habilitação no Método na América Latina.

Marinês é uma das poucas profissionais do país preparada para aplicar os exercícios que são certificados pela SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e de Reabilitação de Escoliose).

Mas é importante salientar que não é qualquer exercício que cumpre a função de tratar a escoliose. Por isso, a SOSORT – Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e de Reabilitação de Escoliose – criou uma Guideline (conjunto de diretrizes voltadas para a parte clínica) com orientações sobre o tratamento conservador da escoliose.

Essa Guideline reconheceu estas sete escolas como específicas para esse fim: Método Lyon (França); Método Schroth (Alemanha); SEAS (Itália); BSPTS (Espanha); Dobomed e FITS (Polônia); Side -Shift (Reino Unido). Esses métodos possuem estudos que respaldam a sua eficiência e utilização.

No Brasil, existem profissionais habilitados em SCHROTH, BSPTS e SEAS. O paciente que possui o diagnóstico de escoliose deve ser tratado através de um deles.

A coluna da pessoa que tem escoliose acaba fazendo uma ou mais curvas para os lados, em forma de “C” ou “S”. Isto ocorre quando as vértebras rodam sobre seu próprio eixo, reduzindo as curvas fisiológicas. Assim que a escoliose for detectada, a curto prazo, deve-se promover a contenção da sua progressão em crianças e adolescentes e reduzir suas consequências em adultos.

Marinês ressalta que quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, através do Método Schroth ISST, mais cedo é possível evitar a evolução da curvatura.

Segundo os especialistas, a escoliose não tem cura e também não há como preveni-la, já que a ciência ainda não descobriu quais são os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento. O Método Schroth ISST chega à região como uma novidade que vem ao encontro da necessidade de oferta de terapias novas para possibilitar alívio nas dores, melhoria funcional, mobilidade e estética e, consequentemente, mais qualidade de vida aos pacientes.

O número de sessões indicadas varia de caso para caso, levando em conta variantes como idade, grau da doença e, principalmente, a classificação da escoliose. Existem 10 tipos de classificação Schroth e para cada um deles o posicionamento do paciente para a realização dos exercícios é diferente.

O tratamento é indicado para pessoas de qualquer idade, desde que seja feito por fisioterapeuta habilitado e que o paciente, ou o tutor no caso de crianças, consiga executar os exercícios que precisam ser feitos em casa. Relatos de pacientes dão conta de que além da melhora da dor, da funcionalidade e da estética, o tratamento da escoliose através do Método Schroth ISST reflete na saúde emocional com o aumento da autoestima.

“Tenho mais de 30 anos de experiência em fisioterapia, incluindo tratamento de escoliose a partir de outras técnicas e confesso que estou apaixonada pelo Método Schroth ISST porque é o mais eficiente se comparado aos demais. É um método realmente revolucionário e além de tratar a escoliose, trata também hipercifose (corcunda) e hiperlordose”, comenta Marinês.

Conhecida no meio por sua inquietude na busca de novidades e avanços em tratamentos fisioterápicos, a cascavelense Marinês Toigo Gottlieb é pioneira também em outras especialidades na área, dentre elas a RPG Souchard e o Método Pilates Clínico.

Marinês é graduada em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva, RPG Souchard e Fisioterapia cardiorrespiratória. Proprietária da Clínica Santa Rita de Cássia, possui formação em Stretching Global Ativo e Método Move Flow. É sócia da Polifisio (Centro de Fisioterapia Cascavel), que atende o Hospital Policlínica, e ex-integrante do corpo docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAG.

.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp