Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

PTI: Medianeirense é empossado como novo diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu

Postada em: 31/03/2023 Atualizada em: 31/03/2023 19:43:38 Número de visualizações 476 visualizações
LinkedIn whatsapp
PTI: Medianeirense é empossado como novo diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu

O Professor Colombo concedeu uma entrevista com exclusividade ao Guia Medianeira, confira.


Irineu Mario Colombo, popularmente conhecido como Professor Colombo foi empossado oficialmente nesta sexta-feira (31), como o novo diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, o PTI.

A cerimônia aconteceu dentro do parque, e o cargo lhe foi entregue pelo novo diretor da Usina de Itaipu, Enio Verri.

Colombo nasceu em Medianeira e é professor, historiador, também foi vereador, deputado estadual, deputado federal e reitor do Instituto Federal do Paraná.

Irineu Mario Colombo, popularmente conhecido como Professor Colombo foi empossado oficialmente nesta sexta-feira (31), como o novo diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, o PTI.

A cerimônia aconteceu dentro do parque, e o cargo lhe foi entregue pelo novo diretor da Usina de Itaipu, Enio Verri.

Colombo nasceu em Medianeira e é professor, historiador, também foi vereador, deputado estadual, deputado federal e reitor do Instituto Federal do Paraná.

Filho de Geraldo Colombo e de Ulda Colombo, pai de Marília e Teodoro, atualmente reside em Medianeira, após aposentar-se como professor.


Trajetória Profissional

O Professor ingressou no curso de História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas em 1983, concluindo em 1986. Passou a atuar como professor de história do ensino médio na rede estadual do Paraná, como também foi assistente de administração no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), em Medianeira, de 1988 a 1992.

Em 1991, tornou-se professor efetivo no Cefet e em 1993 concluiu a especialização em história econômica na Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (Funcep). Entre 2000 a 2002, realizou o mestrado em história e historiografia da educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e realizou o Doutorado em História na Universidade de Brasília (UnB), entre 2003 e 2007. É pós-doutor em Educação (UFPR - 2016).

Iniciou sua carreira política filiando-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1988. Nas eleições de outubro de 1988 candidatou-se a vereador em Medianeira, ficando na primeira suplência. Nas eleições de outubro de 1992 candidatou-se novamente como vereador, sendo eleito como o mais votado no município.

Nas eleições de outubro de 1994, elegeu-se deputado estadual e tomou posse na Assembleia Legislativa em fevereiro de 1995, sendo reeleito em outubro de 1998. Como Deputado Estadual criou a Lei do Sistema Estadual de Ensino e a obrigatoriedade do transporte escolar gratuito.

Nas eleições de outubro de 2002, foi eleito deputado federal pelo Paraná. Foi relator do PROUNI e da criação da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a segunda universidade federal do Estado. Já nas eleições de outubro de 2006, não conseguiu ser reeleito e após o término da legislatura, em janeiro de 2007, ocupou diversos cargos no Ministério da Educação (MEC).

Em 2008, como Diretor-Geral implantou o Câmpus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), começando nos espaços cedidos pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Em 2010, foi reitor do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) e também foi Presidente da Comissão Especial de Reconstrução das Escolas Estaduais e Municipais de Alagoas, pelas enchentes do final de 2010.

NOVOS PROJETOS

Em entrevista exclusiva ao Guia Medianeira, o Professor Colombo conversou com a nossa redação para falar sobre os principais direcionamentos de sua gestão e também deixar um carinho recado a população de Medianeira e região, confira abaixo:


Como foi receber a notícia que você assumiria o PTI da Itaipu? Como foi o processo para você ser escolhido?


Professor Colombo: Estive no PTI em 2007/2008 participando da criação do Instituto Federal do Paraná Campus de Foz do Iguaçu. Conheci o PTI quando o mesmo estava engatinhando, em seus primeiros anos de atividades.

Recebi essa indicação com muita alegria, por ser algo da minha região e principalmente, algo relacionado a educação, inovação e pesquisa. Tive apoio de vários deputados federais, meu nome foi discutido junto a presidência da república.

Para conseguir esta indicação dois critérios foram exigidos, o técnico, ao qual já atuei em mestrados na área de ciência e tecnologia, dei aulas para cursos técnicos, e tenho pós-doutorado em educação. Outro critério é o perfil político, não o partidário, mas sim o de realizar o engajamento com as diretrizes que foram aprovadas nas últimas eleições e que estão ligadas ao governo.


O que é o PTI - Parque Tecnológico de Itaipu?


Professor Colombo: O Parque Tecnológico de Itaipu é um espaço para que se criem inovações, a partir de novos produtos ou processos que tenham impacto econômico.

Se você tem uma ideia, com base cientifica e tecnológica, você pode apresenta-la ao PTI que irá analisar e aprovar ou não a mesma. Após aprovação, a instituição disponibiliza novos pesquisadores de diversas áreas, bolsas de estudo, insumo financeiro, ambiente para pesquisa, e direcionamento para apresentação deste projeto, ao ser bem-sucedido o PTI tem uma parte dessa patente.

"A Itaipu está em um momento importante ao qual está quitando os principais encargos de sua construção, e o PTI é de suma importância para desenvolver novos projetos para que a usina continue em desenvolvimento, como por exemplo a transição energética, para tentar diminuir cada vez mais o uso de combustíveis fosseis e passar para a energia verde, solar, entre outras".


Quais são os principais direcionamentos do início da sua gestão no PTI?


Professor Colombo: Um deles é voltar a fazer incentivo a inovações diferenciadas, que são as inovações que trazem qualidade de vida e tem também apelo econômico para as pequenas iniciativas das pessoas, como um pequeno agricultor, um reciclador de materiais, um funcionário público, um pequeno empreendedor, que precisem de um apoio tecnológico.

Colocar em prática essa diretriz não irá parar o trabalho que o PTI tem feito junto as grandes empresas, pelo contrário, isso continuará, e traremos novos direcionamentos, afinal a inovação é para todos e não escolhe parceiros, ela é para as melhores ideias e projetos com maior abordagem econômica dentro da sociedade.

O escopo de iniciativas sociais também será aumentado dentro do parque, que irá incrementar economicamente, para o pequeno empreendedor e pequeno investidor, e também teremos um retorno dentro das inovações tecnológicas e inovações sociais.


Quais serão as primeiras ações?

Professor Colombo: A primeira delas é realizar um levantamento de projetos que foram descontinuados, em segmentos como saúde e energia verde.


Deixe um recado para a população de Medianeira

Professor Colombo: Estive numa reunião com o novo diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, para seguir suas orientações e perspectivas, inclusive passadas também pelo Presidente Lula, falei com alguns deputados também, e todas essas lideranças recomendaram muito que o meu olhar seja para Medianeira e região.

Temos sim uma abordagem para valorizar essa região, e é de conhecimento de todos que sou medianeirense e, portanto, levo meu carinho especial pela cidade.

Vamos estreitar interlocuções com as autoridades locais e regionais, tantos as políticas como as cientificas, uma delas inclusive é uma parceria com a UTFPR Campus Medianeira para levar o PTI para o Parque Tecnológico que está sendo estruturado em nossa cidade.

Fonte: Guia Medianeira

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp