Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Convênio entre Administração de Missal e Garantioeste vai garantir crédito aos empresários locais

Postada em: 18/02/2019 Atualizada em: 18/02/2019 11:39:20 Número de visualizações 1500 visualizações
LinkedIn whatsapp
Convênio entre Administração de Missal e Garantioeste vai garantir crédito aos empresários locais

Na noite de sexta-feira, 15 de fevereiro, a Administração Municipal de Missal assinou convênio com a Garantioeste (Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná). O ato contou com a presença de diversas autoridades locais e os empresários de Missal, que terão a oportunidade de buscar recursos para fomentar o negócio.

Com esse convênio é garantido um crédito mais acessível, com juros abaixo do que o mercado emprega. Em reuniões com as instituições financeiras de Missal - Sicredi, Sicoob e Cresol - foi estabelecido que a taxa máxima a ser cobrada nos financiamentos (Capital de Giro ou investimento) é de 1,40%.

 O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rudi Scherer Paetzold, afirmou que o município tem o dever constitucional de apoiar os MEI’s, microempresas e empresas de pequeno porte. “Nosso papel é viabilizar o acesso ao crédito, que hoje é tão necessário e carente, com isso podemos fortalecer as empresas, gerando empregos, renda e desenvolvimento”, destaca.

Rudi ainda acrescenta que é uma grande parceria formalizada, entre o município de Missal, Garantioeste, Sebrae e as instituições financeiras Sicredi, Sicoob e Cresol. “Acreditar nos sistemas de garantia é acreditar na importância e no potencial dos pequenos negócios”, exclama o secretário.

O Presidente da Garantioeste, Edson Luiz Carollo, esteve no ato de assinatura do Convênio e explicou o que é a Garantioeste, como ela funciona e o impacto que isso vai causar ao município de Missal. “Com o convênio da ordem de 100 mil reais, vai girar cerca de um milhão de reais na economia do município”, afirma. O Coordenador do Cidade Empreendedora do Sebrae Cascavel, Adir Mattioni, também esteve presente.

O Prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers (Maneco), agradeceu o apoio, elogiou o trabalho que a secretaria está desenvolvendo em busca de facilitar as condições aos empresários de Missal e aproveitou para agradecer o apoio da Câmara de Vereadores. “O apoio dos vereadores é importante, pois se eles não aprovassem a proposta, nada disso seria possível”, esclarece.


Garantioeste

A Garantioeste, constituída desde novembro de 2009, tem por finalidade criar um sistema que contribua para viabilizar o acesso ao crédito para Micro, Pequeno, médias empresas, e (EI) Empreendedor Individual. Além de garantias, o papel da SGC, é também aproximar as empresas associadas dos agentes financeiros, sejam Bancos ou Cooperativas de Crédito, auxiliar na preparação da documentação necessária, e orientação quanto à obtenção de recursos financeiros. 

Além disso, caso o crédito não seja concedido, a proposta é proporcionar uma mudança de filosofia na postura de gestão da empresa associada, além da orientação da melhor forma de utilização das ferramentas de gestão nas empresas, para que ela possa ter acesso ao crédito. Com o início das atividades da Garantioeste, o Micro, Pequeno, Médio Empresário, e o Empreendedores individuais tem acesso mais fácil ao crédito, além de fazer com que as taxas de juros fiquem abaixo das que o mercado vem praticando, isto porque, a concessão da Carta de Garantia pela SGC, reduzirá o risco de inadimplência junto às instituições financeiras.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp