Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

A Secretaria Municipal de Saúde vem informar como funciona a Central de Regulação de Leitos

Postada em: 14/02/2019 Atualizada em: 14/02/2019 20:05:36 Número de visualizações 2099 visualizações
LinkedIn whatsapp
A Secretaria Municipal de Saúde vem informar como funciona a Central de Regulação de Leitos

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste informar como funciona a Central de Regulação de Leitos

A Central de Regulação de Leitos é uma ferramenta responsável por gerenciar e controlar 100% dos Leitos credenciados à rede pública de saúde do Estado do Paraná. Ela funciona através de uma página online utilizada pelos hospitais credenciados, o que significa que a Central de Regulação do Estado sabe, em tempo real, exatamente qual a estrutura está disponível para receber pacientes que necessitam de um determinado tipo de assistência 24 horas por dia 365 dias por ano.

O cadastramento no sistema da Central de Regulação de Leitos de cada paciente quando necessário é realizado no hospital que está atendendo o paciente, e a central recebe a referida solicitação da necessidade de leitos seja para internamento, vaga de UTI, cirurgia ou procedimento a partir do médico assistente do hospital que não possui leitos de terapia intensiva, não possa fazer a cirurgia necessária ou que não tenha suporte para tal procedimento. 

A equipe médica da Central de Leitos então classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares (raios-X, tomografia, ressonância magnética, exames laboratoriais, avaliação cardiológica) e diagnóstico médico, e passa a procurar em toda a rede do SUS hospitais de referência cadastrados pelo serviço que atenda às necessidades do paciente. Quando conseguem a vaga no hospital de referência (destino), o leito é reservado e disponibilizado ao hospital que está com o paciente (origem), e, então é visto o tipo de transporte que levará o paciente ao destino.

Quando o paciente é cadastrado nesse sistema o município somente pode solicitar informações de como está a busca pela vaga através da Regional de Saúde, manter contato com a Regulação de Leitos que se encontra na cidade de Cascavel, e disponibilizar transporte quando a transferência pode ser de Ambulância Básica, pois a Secretaria Municipal de Saúde NÃO possui acesso à este Sistema da Regulação sendo que o mesmo é de EXCLUSIVIDADE DOS HOSPITAIS, ou seja, não sendo de responsabilidade do município em buscar essa vaga.

A relevância da real situação de uma paciente é levada em consideração pela Central de Regulação a qual tem equipe formada por médicos e enfermeiros que estudam caso a caso e classificam o grau de relevância, não sendo o município que decide quem faz ou não a cirurgia e muito menos a ordem de aceite pelos hospitais de referência.

É dever do município garantir os serviços de atenção básica à saúde e prestar serviços em sua localidade, com a parceria dos governos estadual e federal.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp