Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Frimesa inaugura maior frigorífico de carne suína da América Latina

Postada em: 13/12/2022 Atualizada em: 13/12/2022 22:55:05 Número de visualizações 1764 visualizações
LinkedIn whatsapp
Frimesa inaugura maior frigorífico de carne suína da América Latina

Unidade entra em operação a partir de janeiro de 2023, com previsão diária de abate de quatro mil animais. Quando estiver com a obra totalmente concluída, a indústria abaterá 15 mil suínos/dia


A Frimesa Cooperativa Central promoveu, na tarde desta terça-feira (13), a inauguração do maior frigorífico de suínos da América Latina.

O novo frigorífico da Frimesa está localizado no município de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. As obras para a construção começaram em 2017, o espaço conta com 148 mil m² de área construída, em um terreno de 115 hectares.

Além da Direção Executiva da Cooperativa Central, o evento foi prestigiado por lideranças cooperativistas, políticas, Secretário de Estado da Agricultura e o vice-Governador do Paraná.

Conforme ressalta o diretor-presidente da Frimesa Valter Vanzella, o novo espaço deverá ser responsável pelo abate diário de pelo menos quatro mil animais. A expectativa contudo, é chegar daqui uma década à capacidade máxima de 15 mil suínos sendo abatidos por dia. “Nosso planejamento diz que é necessário o abate de 7,5 mil suínos por dia para alcançar o ponto de equilíbrio, acredito que com os esforços dos associados das cooperativas filiadas, logo chegaremos ao necessário.

Quando nós começamos esse projeto em 2015, era uma realidade, hoje é outra e daqui uns anos com certeza será outra. Os desafios continuam, mas a Frimesa vai estar sempre  focada na cadeia produtiva que é extremamente organizada, e conta com um sistema que permite rastreabilidade. Há planejamento com o que existe de melhor para ter matéria-prima para poder produzir produtos de qualidade, e que esses produtos cheguem cada vez mais à mesa dos consumidores”, enfatizou.

O diretor-executivo da Frimesa, Elias José Zydek, reforçou que haverá mais investimentos em ampliação de fábricas de ração, fornecimento de máquina e equipamentos aos produtores. Dessa forma, a expectativa é que a Frimesa aumente o seu plantel em 166% até 2023. Pulando das atuais 90 mil para 240 mil fêmeas.

O vice-governador Darci Piana, que participou da inauguração, afirmou que a instalação da nova unidade terá um impacto significativo na economia de Assis Chateaubriand e de toda a região Oeste. “Serão 8,5 mil empregos diretos, mais os indiretos, que devem superar os 15 mil, com tudo que envolve esse complexo de produção. Isso vai permitir que muita gente tenha oportunidade de renda, impulsionando a economia da região”, ressaltou.

SUSTENTABILIDADE — Priorizando uma produção mais sustentável, a nova unidade frigorífica terá um sistema para reaproveitamento de águas e eficiência energética. Para o processamento da carne suína, serão utilizadas soluções para promover o bem-estar e diminuição do estresse animal. Além disso, esta será primeira planta de suínos do Brasil a utilizar biometano na flambagem dos suínos.

IMPACTOS - De acordo com o prefeito de Assis Chateaubriand, os primeiros impactos na economia do município já foram, inclusive, observados. “Já sentimos esses impactos desde quando a Frimesa começou a ser projetada. Pessoas começaram a vir pra cá, o município já vem se organizando. E agora, quando começar a operação de fato, terá um aumento em média de 30% a 40% do que é arrecadado no município”, comemorou.

Sobre a Frimesa


A Frimesa é uma central formada por cinco cooperativas agropecuárias: Copagril, C.Vale, Copacol, Lar e Primato. Ela é a 1ª colocada no Paraná em abate de suínos, a 4ª maior empresa do Brasil nesse segmento e está entre as 10 maiores indústria de lácteos no país.


A Frimesa é a 194ª maior empresa e a 11ª maior cooperativa do Brasil. É 14ª maior empresa do Paraná e está em 23º lugar no ranking do Sul, conforme dados da Revista Exame, em estudo fundamentado em informações de 2020.


Presente no mercado brasileiro de alimentos há 45 anos, a Frimesa industrializa carne suína e derivados de leite, com foco na produção de alimentos de valor agregado. São cerca de nove mil colaboradores e em torno de 20 mil pessoas envolvidas na cadeia produtiva.

Fonte: Portal Missal com AEN

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp