Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Missal registra aumento do índice de infestação do Mosquito transmissor da Dengue

Postada em: 11/11/2022 Atualizada em: 11/11/2022 11:02:38 Número de visualizações 516 visualizações
LinkedIn whatsapp
Missal registra aumento do índice de infestação do Mosquito transmissor da Dengue

O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022 demonstra que 2,6% dos imóveis vistoriados em Missal contam com a presença do mosquito transmissor da dengue. Realizado entre os dias 07 e 09 de novembro, foram 227 imóveis analisados. 


Destaque que os criadouros encontrados são todos nas residências. Os Agentes de Endemias identificaram larvas em baldes, caixa coletora, lona, plásticos, entre outros. O que preocupa o setor epidemiológico é o aumento em relação ao último levantamento de setembro.


Naquele mês o estudo apontou um índice geral bem abaixo do mínimo preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 1%. No entanto, agora, são 2,6%, considerado alto visto o percentual preconizado e um aumento considerável em Missal.


Em 2022, desde o início do ano até o momento foram 142 casos positivos e já fazem mais de 80 dias sem novos casos. Mas o alerta aumenta na medida que aumenta o LIRAa. Houveram diversos episódios de chuvas e com a chegada do calor acaba proliferando mais, por isso é necessário o empenho de toda a população.


A Administração Municipal de Missal, juntamente com a Secretaria da Saúde, está realizando diversas ações no intuito de diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Uma destas ações é a campanha “Minha casa livre do Aedes”, cujo objetivo é incentivar os moradores de Missal à conscientização, prevenção e eliminação dos criadouros. No próximo dia 16 de novembro, após o feriado, ocorre o sorteio da 2ª etapa, a partir das 8h30 na Rádio Nativa FM. 


Outra ação ocorre no dia 18 de novembro, sexta-feira. Trata-se do “Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue” com início previsto às 9 h em frente ao mercado da Lar. Havendo uma caminhada pala Avenida Dom Geraldo Sigaud sentido ao Sicredi. Em seguida será realizado uma blitz de conscientização em frente a Relojoaria, Joalheria e Ótica Safira. Nesta importante ação toda população está convidada para participar.


.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp