Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

30 mil novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados por ano no Brasil

Postada em: 29/08/2022 Atualizada em: 29/08/2022 10:00:48 Número de visualizações 920 visualizações
LinkedIn whatsapp
30 mil novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados por ano no Brasil

O câncer de pulmão é considerado pelos especialistas na área de saúde como o mais mortal em todo o mundo. No Brasil são 30 mil novos casos diagnosticados por ano, e 28 mil mortes de sua decorrência.

O pneumologista Rafael Klas explica sobre causas, sintomas e tratamento desta doença.



O tabagismo ainda é o principal fator de desenvolvimento da doença, mas não o único


Uma das doenças cancerígenas com mais incidência no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o câncer de pulmão, sendo o terceiro mais presente nos diagnósticos brasileiros. Todos os anos são registrados mais de 30 mil novos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBCO), mas o que mais preocupa os médicos é o índice de mortalidade da doença, que em 2020 foi responsável por mais de 28 mil mortes no país, tornando-se um dos cânceres mais mortais.

Apesar de estar muito associado ao tabagismo, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) representam 90% dos casos, o câncer de pulmão também pode estar relacionado ao tabagismo passivo - quando o paciente convive com fumantes - a grande exposição de poluição do ar ou a elementos químicos, histórico pessoal de outras doenças cancerígenas ou crônicas e a disponibilidade genética. Para o médico pneumologista  Rafael Klas,  CRM 37291-PR e RQE 21635, que atua no Hospital Santa Cruz/Rede D’Or, o rastreamento da doença deve ser feito para pessoas com mais de 55 anos e que tenham história de tabagismo.

O pneumologista afirma que é importante procurar um especialista quando há sinais de alerta, como dor torácica, principalmente ao respirar, emagrecimento, tosse persistente, escarro com sangue e falta de ar. “A principal forma de prevenção ao câncer ainda é o parar de fumar. Mas também outros fatores, como predisposição genética e estilo de vida sedentário, podem estar relacionados”, destaca o especialista. Também, segundo Klas, é mais comum que a doença se manifeste em pessoas a partir dos 50 anos, o que pode estar relacionado com o tempo de uso do cigarro.

Para o médico, o câncer de pulmão apresentou uma importante evolução no seu tratamento nos últimos anos., sendo individualizados de acordo com as características moleculares e genéticas apresentadas.  “Mesmo assim, a taxa de mortalidade continua alta em todo o mundo, o que mostra que a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores soluções. Por isso, alimentação balanceada, atividade física regular e evitar o fumo são as melhores formas de evitar doenças”, afirma.


 

A nova onda dos cigarros eletrônicos

Nos últimos anos, os médicos passaram a alertar, também, sobre o uso do cigarro eletrônico, principalmente entre os jovens. Sua popularidade se deve em parte, ao fato de ser aceito socialmente sendo consumido em locais onde o cigarro tradicional normalmente seria proibido.

“Os cigarros eletrônicos possuem aromatizantes que inibem o odor tradicional do tabaco o que acaba atraindo os usuários. Estudos mostram que pessoas que fumam cigarro eletrônico têm quatro vezes mais chance de começar a usar o cigarro normal, em um curto espaço de tempo”, destaca o médico.

Inicialmente os cigarros eletrônicos eram vendidos como uma opção menos prejudicial à saúde, mas hoje, pesquisas revelam o contrário. “Estudos mostram que a dependência do cigarro eletrônico, consegue ser ainda mais rápida e intensa que a do cigarro normal, além de possuir outras substâncias que também causam doenças pulmonares”, finaliza Klas.




 Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.


 

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 69 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia. São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.


Fonte: Hospital Santa Cruz / pneumologista Rafael Klas

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp