Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Dengue: Missal entra em estado de alerta

Postada em: 28/01/2019 Atualizada em: 28/01/2019 10:59:51 Número de visualizações 2069 visualizações
LinkedIn whatsapp
Dengue: Missal entra em estado de alerta

Entre os dias 2 e 4 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Missal, por intermédio do Departamento de Endemias, fez o 1º levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, no centro, Bairro Renascer e distritos (Dom Armando e Portão Ocoí). Obteve como resultado um índice de 2.1%, considerado como de alerta, conforme preconiza o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde, sendo que o recomendado é abaixo de 1%. 

Foram programadas vistorias em 230 imóveis, sendo que foram realizadas vistorias em 239 (nove a mais que o programado), onde foram encontrados vários focos do Aedes aegypti. Com base e análise dos dados obtidos, pode se afirmar que os principais depósitos predominantes com focos do Aedes aegypti são lixo em geral (recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos), pequenos depósitos em imóveis e depósitos fixos.

Os responsáveis pelo Setor de Endemias estão desenvolvendo ações preventivas e, constantemente, campanhas de conscientização em relação a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya e outras doenças. 

Vale ressaltar que só o trabalho da equipe do Departamento de Endemias não resolve o problema, pois, e principalmente, é fundamental que a população fique alerta e elimine os focos do mosquito, porque combater a dengue é dever de todos. 

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp