Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

1ª etapa da Pesquisa UDC nas Pontes Internacionais - 2022 será na Argentina

Postada em: 08/06/2022 Atualizada em: 08/06/2022 14:43:25 Número de visualizações 728 visualizações
LinkedIn whatsapp
1ª etapa da Pesquisa UDC nas Pontes Internacionais - 2022 será na Argentina

Edição terá 72 horas ininterruptas. Atendendo às demandas dos órgãos envolvidos, a UDC vai aprofundar a coleta de dados do transporte internacional de cargas que cruza a fronteira. 

O Centro Universitário UDC e Faculdades em parceria com a Universitá Degli Studi ROMA TRE da Itália, realizarão de forma ininterrupta, entre os dias 09 e 12 de junho, a 1ª etapa da Pesquisa de Tráfego de Veículos e Perfil de Pessoas nas Pontes Internacionais na Tríplice Fronteira. 

Neste primeiro momento a pesquisa ocorrerá apenas na Ponte Internacional da Fraternidade, fronteira com a Argentina, e em data posterior, na Ponte da Amizade. Os trabalhos dos pesquisadores acontecerão durante as 24 horas dos dias de pesquisa. 

O Centro Universitário UDC e faculdades realizam as Pesquisas nas Pontes da Amizade e da Fraternidade há vários anos, este é um trabalho totalmente financiado pela UDC.

As pesquisas servem como fonte de informações para as tomadas de decisões dos órgãos que a utilizam, especialmente nas áreas de: segurança, logística, comércio, turismo e hotelaria. 

“Nosso objetivo é evoluir sempre. A pesquisa científica exige isso, que façamos a coleta de dados e que o objeto de estudo seja sempre aprofundado. Portanto, sempre solicitamos aos órgãos envolvidos, sugestões e quais as necessidades de cada um na pesquisa. Com isso, nesta edição teremos novidades importantes”, adianta o Coordenador das Pesquisas UDC, Pró-Reitor Prof. Dr. Fábio Prado. 



NOVIDADES 

Além das informações que já faziam parte da pesquisa em outras edições, que envolvem a parte da segurança, transporte, comércio, turismo e hotelaria, serão levantados mais dados sobre logística como: tempo de deslocamento dos caminhões e carretas, tipos de carga e se o veículo está carregado, ou en lastre (vazio).  

A equipe envolvida fará o levantamento de dados científicos e confiáveis sobre a realidade na fronteira entre o Brasil e Argentina, na 1ª etapa. “Com o intuito de atender, também a demanda que nos foi solicitada vamos aprofundar ainda mais os estudos em cima do transporte de cargas e logística internacional que cruzam a fronteira”, explica Prado.  

Serão 3 dias de trabalhos ininterruptos, liderados pelo Prof. Fábio Prado. O corpo docente da UDC faz a coordenação pedagógica dos estudantes em campo. Serão mais de 100 pessoas trabalhando durante o período de atividades e depois, na compilação e interpretação dos dados.  

A Pesquisa conta com apoio e serve como banco de dados para Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Acifi, Comtur e CODEFOZ, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Consulado Argentino, Consulado Paraguaio. 


Fonte: Patricia Lass Weisheimer, assessora de comunicação do Grupo UDC

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp