Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Ferrari: 300 dias de mandato

Postada em: 22/10/2021 Atualizada em: 22/10/2021 16:21:51 Número de visualizações 1986 visualizações
LinkedIn whatsapp
Ferrari: 300 dias de mandato

Prefeito avalia os primeiros 10 meses de mandato, e com exclusividade fala sobre o que aproximou e levou o PSD para a base de apoio na Câmara, ressaltando que não houve nenhum acerto com ninguém


300 dias

Sobre os primeiros 300 dias de mandato, o prefeito Adilto Luis Ferrari afirma que está satisfeito com o trabalho realizado e o encaminhamento de mais ações em prol dos missalenses. “Estamos satisfeitos, apesar da pandemia, mas nós não podemos nos apegar só a ela (pandemia). A grande dificuldade foi quando chegamos ao ponto de ter 35 funcionários afastados, número que hoje continua bem próximo a disso. A lei 173, impediu a contratação de outros funcionários e a realização de concurso público, então isso dificultou, pois essas pessoas atendem a população em todas as áreas. Também tivemos problemas com a falta de água devido a estiagem, o que nos obrigou a perfurar mais cinco poços artesianos, ampliar a rede de distribuição, aumento no trabalho de manutenção, mas graças a Deus hoje está normalizado”.

Ferrari ressalta que conseguiu montar uma boa equipe de trabalho competente, comprometida com a população. “Muitas coisas foram planejadas nestes 300 dias e esperamos que no próximo ano possamos administrar com mais tranquilidade, pois as condições do município também são boas e, indo para a normalidade, esperamos realizar um trabalho ainda melhor. É nisso que nós acreditamos”.


Apoio as empresas

Sobre a questão de apoio as empresas de forma geral, o prefeito Ferrari destacou que “voltamos com o Fundemis e aportamos um recurso expressivo, dando oportunidade as empresas que precisavam. Sabemos que precisaríamos mais, porém não foi possível, pois o recurso é 100% do Município. Fizemos o que foi possível neste ano”.

Além dos recursos para o Fundemis, através de projeto aprovado pelo Legislativo, foi realizado empréstimo para todas as empresas que precisavam e solicitaram, sem juros para pagamento em 36 meses, com um ano de carência para começar a pagar.

Também, através da Secretaria de Indústria e Comércio, a fundo perdido, foram repassados R$ 1.500,00 como forma de auxílio para artistas e empresas de sonorização que ficaram um ano sem trabalho devido a pandemia. Todos que se cadastraram receberam este auxílio.


Assistência social

Ainda na linha de apoio, em especial por conta da pandemia, através da Secretaria de Assistência Social, foi realizado um trabalho visando apoiar os que necessitavam. “Todos os programas de apoio foram incrementados e conseguimos atender muitas pessoas e famílias missalenses. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance”, destaca o prefeito.


Saúde

Ferrari ressalta que “o grande desafio, desde que assumimos, foi na área da saúde, pois tivemos que aportar um volume muito significativo de recursos para atender as demandas da nossa população, e tenho certeza de que fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Acreditamos que deu tudo certo”.

A equipe do Sentinela (local de exames da covid e primeiros atendimentos), foi toda contratada através de PSS, pois a contratação direta ou via empresas não podia ser feita.


Educação

A equipe da área da educação também teve novos desafios, como o retorno das aulas presenciais, que ocorreu no inicio deste ano (dia 18 de fevereiro) e, posteriormente os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Isso também significou a volta do transporte escolar no município e para os universitários. “De forma geral, apesar das dificuldades impostas pela situação de pandemia, o Município cumpriu com suas obrigações”, afirma Ferrari.


Esgoto, árvores e calçadas

“O esgoto já é uma realidade em Missal”, afirma o prefeito Ferrari, pois há poucos dias foi realizada reunião com a Sanepar e a Itaipu, que estão envolvidas, juntamente com o Município neste projeto, sendo que já está em andamento o levantamento de onde irá passar a rede de esgoto.

Ferrari ressalta que “é claro que haverá transtornos e, por isso, estaremos conversando com a população sobre esta questão, até porque para cada real investido em saneamento são economizados 4 reais em saúde”.

O projeto da rede de esgoto foi aprovado em 2013 (segundo mandato do prefeito Ferrari). “Vale destacar que o projeto não ficou parado, estava cadastrado na Funasa, porém não foi possível conseguir os recursos, sendo que agora a Itaipu, nossa grande parceira, juntamente com a Sanepar irão executar a obra, que ultrapassa os R$ 23 milhões, (este recurso é da Itaipu), sendo que o Município não aportara nenhum recurso”.

Sobre o tratamento do esgoto, em Missal não será construída estação de tratamento, pois já há uma parceria oficializada com o Município de Itaipulândia, onde há uma estação de tratamento que será ampliada para atender os dois municípios. O esgoto de Missal será ‘enviado’ através de redes transmissoras, sendo que serão construídas algumas elevatórias. 

A previsão de conclusão da rede de esgoto em Missal é em 2.025.

Em relação as árvores - mais velhas ou que oferecem risco as pessoas, comércio e residências -, calçadas e acessibilidade, o prefeito informa que há projeto sobre isso, mas que será efetivado em etapas. “Uma questão por vez. Depois de implantada a rede de esgoto, este trabalho irá acontecer, porém não iremos tirar árvores só por tirar, seguiremos o projeto que foi aprovado em audiência pública e seguindo a legislação urbana e ambiental”.


Pisicultura e o frigorífico

Quanto a pisicultura, conforme o prefeito Ferrari, “continuará tendo o apoio do Município, pois é realidade e uma atividade que irá crescer ainda mais, mas quanto a instalação de um frigorífico de peixes, por enquanto não acontecerá pois os interessados abriram mão, não houve interesse das pessoas envolvidas na implantação. O Município tinha interesse, tanto que adquiriu uma área para esse fim, que agora deverá ser utilizada para instalação de outra indústria, porém por enquanto ainda sem definição”. 

O setor da psicultura terá os incentivos definidos nas pré-conferências e na Conferência da Agricultura, desde que o pisicultor tenha as licenças ambientais exigidas por lei (leia matéria no suplemento Agro desta edição).


Executivo e Legislativo

No início do mandato o Executivo e o Legislativo passaram por alguns ‘estresses’. Sobre isso Ferrari afirma que “são dois poderes distintos e tínhamos três vereadores na base. Houveram alguns contratempos, porém hoje caminhamos juntos depois de um entendimento. Hoje temos na base de apoio vereadores da oposição que se colocaram a disposição do Município. Quero ressaltar que não foi feito acerto com ninguém, apenas foram alguns ajustes para o Município andar, pois todos os partidos tem seus compromissos e suas responsabilidades políticas e, os vereadores – sempre falo isso, devem votar de forma consciente”.


Proximidade com o PSD

Um dos fatores para a aproximação do PSD com o DEM também foi influenciada através da proximidade com o Governo do Estado - o governador Ratinho Junior é filiado no PSD e o DEM é um dos partidos coligados. “Essa aproximação iniciou no Município, pois o mandato dos vereadores é local, é aqui e, não é novidade pra ninguém que o prefeito Ferrari e o vice Chenho tem uma proximidade muito grande com o governador Ratinho Junior. Então, essa decisão dos vereadores Valentin e Elias, do PSD, estarem na base de apoio na Câmara, tem muito a ver com essa aproximação a nível estadual”, afirma Ferrari.


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp