Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Saúde do Idoso é tema de reunião entre o município de Missal e Chefe da 9ª Regional de Saúde de Foz

Postada em: 19/10/2021 Atualizada em: 19/10/2021 13:34:08 Número de visualizações 1188 visualizações
LinkedIn whatsapp
Saúde do Idoso é tema de reunião entre o município de Missal e Chefe da 9ª Regional de Saúde de Foz

Na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, o município de Missal recebeu a visita da Chefe da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ielita Santos, que apresentou situações e programas voltados a Saúde do Idoso. Ela esteve acompanhada da Enfermeira da Atenção Básica da Regional, Carmem Lúcia Raiski e da Ouvidora da 9ª, Natália Santos Araújo.

Ielita explica que foi um momento de apresentação aos gestores do município de Missal do Planifica SUS. “Que vem tratar do atendimento da Assistência à população com estratificação de risco, vai ser trabalhado em Missal a Saúde do Idoso”, resume. “Envelhecer no Paraná é um dos programas que é mais utilizado hoje, pra que possamos dar essa assistência melhor ao nosso idoso”, complementa a Chefe Regional.

Além do Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, e da Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, participaram da reunião a secretária de Administração de Missal, Aline Luzzi, o Controlador Interno, Paulo Eduardo Paetzold e a Chefe da Divisão de Serviços Administrativos e Pessoal, Janieli Rodrigues de Oliveira.


Planifica SUS

Segundo a Secretária Silvia, o primeiro passo é a adesão ao programa, que possui os moldes da versão dos selos de qualidade, programa que foi extinto pelo Governo do Estado, mas que seguem a mesma linha de atuação. São 03 linhas de adesão, sendo permitida a escolha de apenas uma: Saúde do Idoso, Materno Infantil e Saúde mental.

A Secretária municipal de Saúde explicou que na própria reunião foi alinhada a opção pela saúde do idoso. “Haverá um processo de educação permanente entre as equipes a fim de melhorar as habilidades destas”, explica. Entre os critérios para adesão é possuir equipe completa de atenção primária a saúde, saúde bucal, pondendo envolver outros profissionais como nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos idosos.


Veículos para Missal

A Chefe da 9ª Regional de Saúde confirmou que o município de Missal irá receber veículos repassados pelo Governo do Estado. A cerimônia deve ocorrer sexta-feira em Foz do Iguaçu num evento com o Governo do Estado e presença do Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.


Vacina contra a Covid-19

Ielita mencionou que a Regional está com mais de 80% da população vacinada com a 1ª dose, mais de 60% com a 2ª. “isso é muito importante”, destaca. E já fazendo dose de reforço aos idosos. “Também estamos vacinando os adolescentes”, completa.

“O resultado da vacinação é um reflexo que a gente visualiza nos nossos hospitais. Hoje temos 27% dos leitos ocupados, isso é resultado de vacinação”, observa. A Regional já chegou a ter até mais de 100% de ocupação. “Vamos começar com a desativação destes leitos, justamente porque temos poucos pacientes internados”, apresentou Ielita.

Ela aproveitou para deixar uma mensagem em relação a vacinação. “Aqueles que ainda não tomaram sua vacina, busquem a 1ª dose, façam a 2ª dose e tomem também a dose de reforço assim que for ofertada”, convoca.


A pandemia ainda não acabou

A Chefe da Regional de Foz reforçou a frase acima. “A vacina veio para diminuir um pouco esta fase de internação na forma mais agravada da doença, mas temos que continuar tomando todos os cuidados”, reforça.

A própria gestora regional da saúde indagou se vamos caminhar para que o uso da máscara seja realmente descartado. “Este é o objetivo, mas a gente tem aí um longo caminho”, apresentou. “Precisamos dar continuidade aos cuidados, pensar que muita gente ainda não teve a oportunidade de tomar a vacina, vamos continuar com nossos cuidados”, suplica.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp