Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Suinocultores de Missal participaram de Dia de Campo organizado pela empresa RG Energia

Postada em: 08/09/2021 Atualizada em: 08/09/2021 16:11:47 Número de visualizações 1399 visualizações
LinkedIn whatsapp
Suinocultores de Missal participaram de Dia de Campo organizado pela empresa RG Energia

No último sábado, 04 de setembro, um grupo de produtores rurais que atua com a Suinocultura, participou do Dia de Campo organizado pela RG Energia, empresa situada em Cascavel-PR e atua há mais de 10 anos com bioenergia. Os produtores de Missal foram conhecer um modelo de propriedade em Santa Helena que possui o sistema de Bioenergia através da referida empresa.

Conforme explicou o Engenheiro Eletricista, Rafael Ghellere, um dos responsáveis pela empresa, o evento proporcionou a apresentação de um dos projetos desenvolvidos pela empresa, funcionando na região há mais de 03 anos. “Estamos no mercado há mais de 10 anos trabalhando com a implantação de usinas de energia a partir da fonte de biogás em suinocultura”, apresenta.

A Administração Municipal de Missal prestou apoio ao evento, disponibilizando a estrutura necessária para que os produtores se deslocassem até o município vizinho de Santa Helena, bem como o local para posteriormente a RG Energia pudesse explanar quanto às questões relacionadas aos custos, investimentos e o retorno proporcionado através da energia gerada com os dejetos de suínos.

Rafael ainda informou que a empresa busca apresentar a modalidade de negócio que é relativamente nova no mercado para os produtores de Missal. “Justamente para viabilizar os projetos, tanto pelo lado da sustentabilidade com o tratamento de dejetos, quanto pelo lado econômico, viabilizando a produção e o fornecimento de energia”, detalha o Engenheiro Eletricista.

A RG Energia possui mais de 50 usinas implantadas no Oeste do Paraná e por uma demanda do município, que é o 2º maior produtor de suínos per capita do Estado, veio até Missal para apresentar os projetos. “Temos na cadeia produtiva de proteína animal, principalmente na suinocultura, o passivo que é o dejeto. Buscamos transformar este passivo ambiental em fonte de renda”, exclama Ghellere.

“Por intermédio da implantação do sistema de geração de uma usina de produção de energia, um dos equipamento que é o biodigestor, faz o tratamento do dejeto e acaba produzindo o Biogás, que é essencialmente composto por metano, um gás 21 vezes mais poluente que o CO2  lançado para a atmosfera”, explica o engenheiro.

Quanto à custos de operacionalização, Rafael explicou que atualmente existem tecnologias bastante consolidadas. “Existe ainda um certo receio no investimento em plantas de produção de biogás, porém, existem linhas de crédito com taxas de juro bem atrativas”, exemplifica. “Temos bons projetos para trazer a segurança que o produtor rural precisa, nosso foco é no resultado do produtor”, conclui. 

Participantes

Mais de 50 produtores de Missal participaram do Dia de Campo. O Prefeito Adilto Luis Ferrari, vice-prefeito, Eugênio Schwendler, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner e os vereadores Elias Xavier Andrade, Tarcísio Mascarello, Valetin Kniphoff, Jair Rauber e Maico Luzzi (Boi), também foram conhecer a propriedade em Santa Helena.

Representando o IDR Paraná (Antiga Emater), Ronaldo Fochessatto, e a Itaipu Binacional, o coordenador de Bacias Hidrográficas, Seno Leopoldo Anton, também foram conferir a Usina de Biogás em Santa Helena. O Prefeito anfitrião, de Santa Helena, Evandro Grade Zado recepcionou a comitiva de Missal. 


Fonte: Assessoria / Fotos: Portal Missal e Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp