Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Secretários de Saúde dos municípios da 9ª Regional apresentam demandas em encontro com o COSEMS

Postada em: 11/08/2021 Atualizada em: 11/08/2021 10:24:02 Número de visualizações 887 visualizações
LinkedIn whatsapp
Secretários de Saúde dos municípios da 9ª Regional apresentam demandas em encontro com o COSEMS

Missal esteve representado pela Secretária Silvia Maccari Petricoski

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR) está desenvolvendo reuniões descentralizadas em todas as Regionais de Saúde. Na tarde de terça-feira, 10 de agosto, foi a vez dos secretários dos municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde apresentar a realidade da região e as demandas existentes. O município de Missal esteve representado pela Secretária, Silvia Maccari Petricoski.

A reunião ocorreu na sede do CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu) em Medianeira. Os membros que integram a diretiva do COSEMS-PR ouviram as demandas da região, para intermediar junto a Secretaria de Estado da Saúde, bem como levantaram informações acerca das ações que já são desenvolvidas em cada município.

Entre as principais demandas apresentadas pelos secretários, está a organização da retomada das cirurgias eletivas; retomada de capacitações com os funcionários da saúde, visando a reorganização da atenção básica da Saúde, que durante a pandemia ficou desorganizada em diversos municípios pela priorização do enfrentamento à Covid-19.

O Conselho, no entanto, também apresentou sugestões, como a solicitação de um apoiador do CRESEMS (Conselho Regional dos Secretários de Saúde) junto a 9ª Regional de Saúde, que atualmente não existe, justamente para intermediar estas demandas de forma mais ágil e prática junto ao Conselho Estadual. Este deverá ser um prestador de serviços técnicos especializados para o Apoio Regional.

Da mesma forma, o COSEMS apresentou experiências exitosas de outros consórcios Paraná a fora, visando fortalecer ainda mais o CISI e ampliar as ações do Consórcio. Atualmente são atendidos basicamente consultas e exames, porém, há a possibilidade de ampliação destas ações que ainda precisam ser analisadas, com articulação de redes de atendimento que ainda não existem.

COSEMS-PR

A reunião é parte integrante do cronograma de encontros descentralizados propostos pelo Cosems-PR com os secretários de saúde de todo o Paraná, visando a discussão e ciencia das realidades regionais.

Representam o órgão na atividade o seu presidente, Ivoliciano Leonarchik; a 1ª vice, Cleide Teresinha dos Santos Messias; o 1º e 2º diretores-administrativos - Sérgio Henrique dos Santos e Fábio de Melo; o 1º diretor financeiro, Odileno Garcia Toledo; o 1º diretor de Relações Institucionais e Parlamentares, Jonas Welter, e o 2º diretor da Macrorregional Oeste, Marcos Rigolon - além da secretária executiva Leila Pilonetto, e da coordenadora técnica Marina Martins.


Fonte: Assessoria / Fotos: Assessoria do Cosems

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp