Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Criação, abate e comercialização de frangos

Postada em: 26/07/2021 Atualizada em: 29/07/2021 14:58:44 Número de visualizações 1312 visualizações
LinkedIn whatsapp
Criação, abate e comercialização de frangos

Há um ano e meio o pequeno agricultor Valdir Fetzner, da comunidade de Linha Gaúcha, iniciou de forma oficial a criação, abate e comercialização de frangos caipira e semi-caipira. “Há anos a gente cria frangos caipira e até semi-caipira, porém não de forma legalizada: as pessoas vinham aqui, encomendavam e abatíamos, porém da forma tradicional e em pequena escala”.

As coisas mudaram, com o incentivo do irmão e da própria família. “Fomos em busca de informações para proceder de forma legal, de acordo com as normas e exigências do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. Tudo encaminhado e aprovado, adequamos o local para criação, construímos o abatedouro e passamos a abater os frangos”, lembra Valdir, destacando que o aviário está em conformidade com as exigências da Adapar, e o abatedouro conforme o SIM exige, além do acompanhamento veterinário.


Produção e alimentação

Atualmente o alojamento de aves está entre 350 a 400 aves. “Adquirimos os pintinhos e, conforme a comercialização, realizamos o abate, sendo que a venda é feita principalmente para merenda escolar, e que o que ‘não vai’ para a merenda é comercializada em Missal, na Feira do Pequeno Produtor, e também em casa – quando há disponibilidade, com a marca ‘Franga do Sítio”.

Com relação a alimentação das aves, é a base de milho e ração, esta feita em casa – adquire os componentes e realiza a mistura conforme a idade e necessidade das aves.

Também compõem a alimentação o ‘trato verde’, como folhas de Moringa e Leucena, entre outros.

Já em relação a doenças que podem ocorrer, a ideia é prevenir através de antibióticos naturais, como o limão e o alho.


Resultado

Valdir destaca que ‘já foi melhor’, porém como o trabalho é familiar, “ainda dá uma pequena margem de lucro. Infelizmente o preço do milho, da ração e dos pintinhos tem aumentado muito, e não conseguimos repassar aos consumidores. Esperamos que melhore, pois o investimento foi alto, seguindo todas as normas, tanto que hoje servimos de modelo na região para quem pretende iniciar na atividade”, conclui.


.

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp