Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

LEITE: Aplemmis representa quatro municípios

Postada em: 26/07/2021 Atualizada em: 29/07/2021 14:58:30 Número de visualizações 1535 visualizações
LinkedIn whatsapp
LEITE: Aplemmis representa quatro municípios

A ideia de criar uma associação surgiu quando Adilson Fritzen, Tiago Flach e Luciano Oenning, seguiam para Toledo para participar de uma manifestação em prol do leite. “Lá conversamos com produtores de outros municípios que estavam se organizando com esse objetivo. Então decidimos fundar uma associação de produtores de Missal, pois fica mais fácil, de forma conjunta, buscar melhorias de forma geral”, lembra Adilson.

Alguns dias depois eles foram até o Sindicato Rural de Medianeira, que era o caminho para criar uma associação. “Lá, conversando com o Ivonir Lodi, presidente do sindicato, ele informou que havia a Aplemed (Associação dos Produtores de Leite de Medianeira) que estava inativa e, entendemos que seria mais viável reativar a Aplemed, pois formar uma nova associação é burocrático, poderia demandar até mais de dois anos para estar totalmente legalizada e, além disso, os custos seriam altos”, explica Adilson.

Na sequencia foram consultados os antigos sócios da Aplemed que concordaram com a ideia de incluir Missal. Adilson informa que “nessas conversas é que foi ventilada a possibilidade de além de Medianeira e Missal, poderiam ser incluídos também os municípios de Serranópolis do Iguaçu e Itaipulândia, englobando os quatro municípios da área de atuação do Sindicato Rural de Medianeira, sendo que para ser sócio da associação não é necessário ser associado do sindicato rural, pois o sindicato está cedendo a sua estrutura física e de pessoal, como na elaboração de documentos e inscrição dos associados”.


Aplemed

A Associação de Produtores de Leite de Medianeira (Aplemed), que lá no seu início, em 2002, e posteriormente durante sua vigência, teve como princípio, organizar os produtores de leite, buscar descontos para os associados, palestras técnicas para melhorar a atividade leite. Buscou também participar ativamente do Conseleite. Sempre se apoiou no Sindicato Rural de Medianeira, tendo como sede administrativa para organização da entidade o sindicato.

Como surgiu o interesse dos produtores de leite de Missal em ter uma associação e, também, ter representante no Conseleite, sugerimos reativar a Aplemed, passando a se chamar Aplemmis - Associação de Produtores de Leite de Medianeira, Missal, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu, mesma base de atuação do Sindicato Rural de Medianeira, somando forças e trabalhando em conjunto com uma base de atuação maior. O Sindicato será o escritório que recepcionará os produtores para fazer o trabalho administrativo.


Aplemmis

Na última sexta-feira, dia 16, foi realizada a assembleia para alteração do estatuto da Aplemed (passou a ser Aplemmis - Associação dos Produtores de Leite de Medianeira, Missal, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu), e a eleição da diretoria, sendo eleitos: presidente - Adilson Aloisio Fritzen; vice-presidente - Volney Carlos Demarchi; tesoureiro - Marcio Antonio Mazzola; secretário - Tiago Alexandre Flach.

Ivanir Antonio Reginatto, era o presidente da Aplemed (Ivanir é vice-presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ)

Conforme informações, o número de produtores de leite em Serranópolis não chega a 20, em Itaipulândia pouco mais de 30, Medianeira em torno de 40, e Missal tem 800 - a produção de Missal gira em torno de 25 milhões de litros por ano.





Metas

Entre as metas iniciais da Aplemmis estão:

- Ter sempre um representante no Conseleite-PR;

- Trabalhar (buscar) sempre um preço melhor;

- Buscar recursos para o produtor de leite - tecnologias;

- Vínculo maior com o Senar-PR - mais cursos para profissionalizar a produção.

“Queremos deixar claro que não queremos ser, por exemplo, uma cooperativa para comprar leite, mas estarmos organizados para que tenhamos mais força na busca de preço digno, mais tecnologias, sustentabilidade e qualidade”,conclui Adilson. 


Conseleite

O Conseleite-Paraná é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do Estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite) no Estado do Paraná. O Conselho é paritário, ou seja, o número de representantes dos produtores rurais é igual ao número de representantes das indústrias.

O principal objetivo do Conselho é a busca de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo paranaense.

Adilson Fritzen é um dos 11 representantes titulares do setor rural na Conseleite-Paraná.


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp