Hospital

Doação de sangue de pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 06 meses pode auxiliar a salvar vidas

Postada em: 10/06/2021 Atualizada em: 10/06/2021 13:46:04 Número de visualizações 2052 visualizações
LinkedIn whatsapp
Doação de sangue de pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 06 meses pode auxiliar a salvar vidas

Missal disponibiliza veículos para os interessados em realizar a doação de sangue em Foz do Iguaçu

O mês de Junho é dedicado a campanhas de doação de sangue. Frequentemente os hemonucleos desenvolvem campanhas devido a falta de estoque. A Fundação de Saúde Itaiguapy do   Hemonúcleo de Foz do Iguaçu repassou algumas informações sobre a Doação do Plasma Hiperimune. Pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 06 meses, podem doar o sangue (plasma convalescente), que pode salvar vidas de pessoas em recuperação da doença.

Um dos requisitos é ter sido diagnosticado com a Covid-19 por meio de exames (sangue ou RT-PCR) e aguardar um período mínimo de 45 dias a partir do inicio dos sintomas e um prazo máximo de 6 meses após a infecção. Vale lembrar que para fazer a doação do plasma você fará uma doação de sangue normal. Caso hajam interessados em realizar a doação de sangue, o municipio de Missal disponibiliza veículo para o deslocamento à Foz do Iguaçu.

O que é plasma convalescente?

Quando uma pessoa contrai um vírus como o COVID-19, seu sistema imunológico cria anticorpos para combater o vírus. Esses anticorpos são encontrados no plasma, que é a parte líquida do sangue. O plasma com esses anticorpos de combate à infecção é chamado de “plasma convalescente”.

Através de um processo de doação de sangue, esse plasma rico em anticorpos pode ser coletado de uma pessoa recuperada da doença e depois transfundido para um paciente doente que ainda luta contra o vírus. Isso pode fornecer um impulso ao sistema imunológico do paciente doente e pode ajudar a acelerar o processo de recuperação.

Para ser um doador de Plasma Hiperimune necessita-se atender a alguns critérios

- Ter sido diagnosticado com a doença por meio de exames (sangue ou RT-PCR) e aguardar um período mínimo de 45 dias a partir do inicio dos sintomas e um prazo máximo de 6 meses após a infecção;

- Apresentar o resultado do teste (sangue ou RT-PCR) para Covid-19 positivo;

- Homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos;

- Mulheres que nunca engravidaram e que nunca tiveram aborto;

- Peso superior a 50Kg;

- Cumpra as regras gerais para doação de sangue. As regras de segurança para o receptor e doador de plasma são as mesmas de uma doação de sangue normal;

- O candidato para a doação passará por uma triagem mais detalhada pessoalmente.

Estoques diminuídos

Com a pandemia os estoques de sangue estão diminuídos então caso não se enquadre em alguns  requisitos para doação de Plasma Hiperimune, ainda há a possibilidade de doações regulares que são extremamente importantes para a manutenção do estoque de sangue e hemocomponentes necessários à comunidade. “O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu tem imenso prazer em recebê-lo. Contamos com a colaboração e participação de todos”, é a mensagem à população.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp