Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Primeiro caso de Covid-19 em aluno e funcionária em CMEI são confirmados em Missal

Postada em: 19/04/2021 Atualizada em: 19/04/2021 16:02:49 Número de visualizações 2965 visualizações
LinkedIn whatsapp
Primeiro caso de Covid-19 em aluno e funcionária em CMEI são confirmados em Missal

A redação do site Portal Missal, foi procurada no último dia 15, por alguns pais que estavam com medo, pelo fato de ter sido confirmado o primeiro caso de Covid-19 em um aluno do CMEI.

Entramos em contado com a direção do CMEI, que nos recebeu prontamente, e confirmou que um aluno de um pouco mais de um ano teria contraído o vírus do Covid-19. A direção também mostrou que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, e que todos os pais que tem alunos matriculados foram avisados do caso.


Um pai que tem seu filho matriculado no CMEI, nos enviou o recado:

Boa noite pais/responsáveis, primeiramente peço desculpas pelo horário mas preciso repassar este comunicado: estamos com um caso positivo de covid no nosso CMEI, na sala do ........ e só agora tive uma resposta de qual providência tomar. Assim, como essa criança está sem frequentar o CMEI desde o dia 08/04, cabe a vocês pais/responsáveis decidir se seus filhos irão para o CMEI nós próximos dias. Importante: só mandar a criança se esta estiver bem de saúde, caso contrário avisar à direção. Além disso, procurem o plantão covid o mais rápido possível no caso da apresentação de sintomas pela criança.


Na última sexta-feira (16), foi confirmado um caso de uma funcionária do CMEI, que também testou positivo para o Covid-19.

Entramos em contato também com a Secretária de Educação de Missal Clarice Grings Friedrich, que nos respondeu algumas perguntas:



1- Esse foi o primeiro caso de Covid-19 com alunos do CMEI?

Sim, foi o primeiro caso que positivou da COVID-19 no CMEI-Divina Providência, com o resultado no dia 15/04/2021, porém o aluno não estava frequentando a instituição de ensino desde o dia 08/04/2021.



2- Nesse momento há algum aluno ou servidor esperando o resultado do teste da Covid-19?

Então, até a tarde da última sexta-feira (16/04/2021), não temos servidor ou aluno nos CMEI’s aguardo resultado para COVID-19. 

As orientações de segurança e de prevenção em caso de funcionário ou aluno com sintomas ou suspeitos a Covid-19, são que os mesmos necessitam obrigatoriamente passar por avaliação de profissional de saúde na Unidade Sentinela, para os procedimentos médicos cabíveis. Em caso positivo ou de sintomas gripais, o acompanhamento é feito pela secretaria de saúde.



3- Com essa flexibilização no decreto, os casos não tendem a aumentar?

Acredito que não, pelo avanço das vacinas, avós das crianças já vacinados, sabemos que as flexibilizações em Missal vieram antes mesmo que de outros municípios, tendo em vista que, não se observou aumento de casos na população, adotou-se essas medidas, pois a maioria dos casos confirmados tiveram a origem identificada. 

Vamos continuar frisando a importância de todos, familiares, servidores e alunos seguirem os protocolos, se todos fizerem sua parte não haverá aumentos de casos, mas se eventualmente isso ocorrer, temos protocolos que visam o controle e o enfrentamento. 

Atualmente o panorama regional é de queda nos casos de Covid-19, mas se houver um retrocesso neste processo, os próprios decretos serão mais rigorosos e os protocolos intensificados, no entanto, é necessário que as famílias, os servidores continuem contribuindo neste sentido.



4- Os alunos do CMEI estão frequentando regulamente a instituição?

Então, os alunos do CMEI-Divina Providência estão com pouca frequência, em média de 10 crianças por período (manhã/tarde). A direção do CMEI durante a próxima semana, fará uma campanha para que os pais ou responsáveis tenham conhecimento das medidas de segurança quanto a prevenção da Covid-19 adotadas pela instituição e a fim de conscientizar as famílias da importância desses alunos estarem frequentando o CMEI, que atualmente comporta um número maior de crianças, pelo número de servidores e estrutura que o município oferece.

Nos outros dois CMEI’s a frequência diária é considerada ótima:

- CMEI-Pequeno Príncipe em média de 38 alunos por período (manhã/tarde).

- CMEI-Sementes do Amanhã em média 41 crianças por período (manhã/tarde). 



5- Será mudado alguma coisa na questão de segurança?

Desde o início estamos com protocolos que tem surtido um efeito positivo no controle dos casos nas instituições de ensino da rede municipal. Sendo que o retorno ao atendimento presencial nos Centros Municipais de Educação Infantil de Missal está amparado por um Protocolo de Segurança, descrito pela Instrução Normativa 003/202, seguindo as instruções da Resolução SESA Nº 0098/2021. Sempre orientamos que as instituições de ensino, bem como a equipe de funcionários, devem seguir as medidas de segurança para a prevenção da transmissão da Covid-19, adotando cuidados com o ambiente e com as pessoas que ali frequentam.

Nesse momento precisamos da contribuição das famílias e servidores para seguir rigorosamente todos os cuidados em relação também a outros ambientes que frequentam, seguir os protocolos, e assim evitando a transmissão familiar e consequentemente na instituição de ensino.

Me coloco a disposição para auxiliar e esclarecer no que for necessário para juntos conseguirmos continuar o atendimento presencial e cumprir o Calendário Escolar 2021.


Fonte: Da redação Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp