Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Comitê de Crise de Missal indica um aumento nas ações de fiscalização e vigilância

Postada em: 22/06/2020 Atualizada em: 22/06/2020 15:03:49 Número de visualizações 1509 visualizações
LinkedIn whatsapp
Comitê de Crise de Missal indica um aumento nas ações de fiscalização e vigilância

A maior preocupação se refere aos encontros em residências e em festas clandestinas

Toda segunda-feira ocorre a reunião ordinária do Comitê de Crise do município de Missal para avaliar a situação do novo Coronavírus no município, bem como, se preciso, deliberar ações de combate. Com a alta dos casos não só no município, mas em toda a região, as ações de fiscalização e vigilância estão sendo intensificadas. A Avaliação do Comitê, na manhã de 22 de junho, é no sentido de manter e até intensificar ainda mais essas ações preventivas.

No entanto, nenhuma nova medida restritiva ao comércio foi adotada. Em destaque o ofício da Associação Comercial e Empresarial de Missal (Acimi) que encaminhou aos 173 associados, recomendações preventivas à Covid-19. A atitude foi elogiada, já que há a preocupação por parte do comércio quanto ao aumento nos casos, reforçando essas medidas para que não sejam necessárias medidas drásticas de fechamento do comércio.

Medidas já adotadas

A última medida adotada pelo município, no dia 13 de junho, foi o toque de recolher a partir das 22h. Além disso, há restrição para que pessoas acima de 60 anos e crianças (menores de 12 anos), frequentem os estabelecimentos comerciais que não são considerados essenciais pelo Governo do Estado do Paraná. O Comitê de Crise de Missal avaliou a possibilidade dessas pessoas, incluindo ainda as gestantes, tenham horário específico para o atendimento em salões de beleza, clínicas de estética e cabelereiros.

O horário especial de atendimento a esses grupos é sempre nas primeiras horas da manhã e primeiras horas da tarde, ou seja, das 8h às 10h e das 13h às 15h, conforme definição de cada estabelecimento. Para procedimentos como, por exemplo, barba, será obrigatório o uso de máscara estilo Face Shield pelo profissional.

O uso de máscara, inclusive, é obrigatório no município, o que posteriormente virou lei estadual. Cada estabelecimento comercial deve disponibilizar um pano com hipoclorito de sódio (água sanitária) na entrada, bem como álcool gel ou álcool 70, com restrição de clientes conforme a capacidade do ambiente, delimitando o distanciamento das pessoas com marcadores no chão. Os funcionários devem manter o distanciamento e as medidas de prevenção.

Protocolo de Medicamentos

Na última semana, de 15 a 21 de junho, houve registros de aumento nos atendimentos de síndromes respiratórias no município, foram 88 atendimentos nas Unidades e Hospital. Além desse repasse, os membros do Comitê foram informados da reunião da equipe técnica sobre o protocolo de medicamentos aos munícipes. A equipe técnica com profissionais da área da saúde, se reúne diariamente para tratar sobre protocolos de atendimentos e definições no combate ao Coronavírus.

Aglomerações

De acordo com relatos, o maior problema enfrentado no município ainda são os encontros nos finais de semana nas residências, o uso do Narguilé, festas clandestinas, entre outras situações do gênero. O Comitê busca amparo jurídico para aplicar sanções, não só aos responsáveis por essas situações, mas a todos os participantes dos encontros, tendo em vista que é necessário evitar aglomerações, pois, os próximos dias são cruciais no combate à doença.

As recomendações seguem as mesmas. Evite aglomerações, saia de casa somente em caso de extrema necessidade, se precisar sair use máscara, mantenha o distanciamento social e faça corretamente a higienização das mãos. O Boletim do Estado deste domingo (21), aponta para uma ocupação de 76% dos leitos de UTI no Oeste do Paraná, são 99 disponíveis e 75 ocupados, e os leitos de enfermaria de 51% de ocupação, 155 disponíveis e 79 ocupados.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp