Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Secretaria de Educação de Missal prepara atividades não presenciais para os alunos

Postada em: 04/05/2020 Atualizada em: 04/05/2020 09:49:28 Número de visualizações 1682 visualizações
LinkedIn whatsapp
Secretaria de Educação de Missal prepara atividades não presenciais para os alunos

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Educação, está planejando atividades não presenciais aos alunos da rede municipal para este mês de maio. O Planejamento vem ocorrendo há dias e na última quinta-feira, 30 de abril, os diretores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino do município, se reuniram para traças mais algumas estratégias.

Num primeiro momento, trata-se de uma proposta de reposição das atividades durante o mês de maio de forma não presencial. Essa proposta foi discutida e aprovada pelos presentes na reunião que ocorreu na Câmara de Vereadores. O Cronograma inicial prevê que a retirada do material ocorra no dia 11 de maio, onde um familiar de cada aluno deve retirar as atividades na escola para que esses possam desenvolver as atividades em casa.

Esse processo deve ocorrer a cada 15 dias para o ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil de 04 e 05 anos, e semanalmente para os CMEI’s, no caso de alunos de 0 a 3 anos. Neste período, um representante de cada aluno devolve as atividades realizadas, e retira novas atividades. Isso deve permanecer enquanto durar a recomendação de isolamento social. Essas medidas visam gerar a oportunidade aos alunos para que não percam o vínculo com a escola e o apoio dos familiares neste momento será fundamental.

Cada professor prepara as atividades conforme os planos de aula que estavam ocorrendo. Os profissionais criaram grupos em rede social para conversar com os pais e tirar dúvidas. Os professores estarão de plantão nas instituições de ensino durante a hora/atividade dos mesmos, caso alguém necessite tirar alguma dúvida, ou mesmo para aconselhar se for preciso.

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é que esse material chegue a 100% dos alunos. “São tempos diferentes, temos que nos adaptar, e a nossa preocupação sempre foi com o ensino dos alunos e por isso estamos trabalhando no sentido de permitir que eles não percam o vínculo com o material que vinham acompanhando em sala de aula”, destaca a secretária Clarice. “Temos um planejamento que vamos adaptando conforme a atualização das situações e na medida que tivermos base e segurança para retornar as aulas, a faremos com todo o cuidado que precisa”, finaliza.


Atividades

Aos alunos de 0 a 03 anos nos CMEIs as orientações para os pais devem indicar atividades de estímulo às crianças, leitura de histórias, brincadeiras, uso de massa de modelar, jogos, músicas de criança, através do uso da internet (grupos de WhatsApp), com o objetivo de aproximação dos laços afetivos entre família/CMEI. As orientações aos pais deverá ser semanalmente.

Já aos alunos do Infantil, 04 e 05 anos, as atividades não presenciais/atividades remotas, para 15 dias, devem estar baseadas nos Direitos de Aprendizagem e Saberes e Conhecimentos disponibilizados na Proposta de Trabalho Docente (PTD); com estímulos a leitura de histórias, desenhos (feito pela criança), brincadeiras, jogos, músicas e algumas atividades no caderno de desenho. A duração para a execução deverá ser de 2 horas diárias.

Aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais 1º ao 5º ano, as atividades não presenciais/atividades remotas deverão ser elaboradas para cada ano/turma para 15 (quinze) dias. Planejar atividades de acordo com o previsto no Plano de Trabalho Docente para a turma/ano em questão, fazer uso de materiais impressos, concretos, livro didático, entre outros, compatíveis com a idade do aluno, evitando excessos, priorizando a qualidade das atividades. A duração para a execução deverá ser de 2 horas diárias.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp