Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

OPINIÃO: Estamos todos confusos e com medo!

Postada em: 18/04/2020 Atualizada em: 02/05/2020 23:46:24 Número de visualizações 1635 visualizações
LinkedIn whatsapp
OPINIÃO: Estamos todos confusos e com medo!

A sociedade brasileira, e eu me incluo nessa análise, é muito confusa. Todos querem que os outros respeitem as regras, no entanto, não querem respeitar. Cada um é livre pra fazer o que bem entender, sim! Mas todos são responsáveis pelas consequências. O que não pode, é colocar outras pessoas em risco. Se não acredita que essa doença seja tão poderosa, ou acredita que realmente seja apenas uma ‘gripezinha’, muito bem, é a sua opinião, mas não coloque a vida de outras pessoas em risco, é o mínimo.

Poucas pessoas estão cumprindo com todos os cuidados recomendados, mas todos querem julgar outra pessoa por supostamente trazer a Covid-19 ao município. Ocorreu desde o primeiro caso suspeito até os últimos boatos. Está realmente difícil suportar essa quarentena, cada um pelo seu motivo, seja econômico, seja por tédio, seja por impaciência, seja por ansiedade, ou, em casos mais graves, depressão. Mas é preciso! É chato usar máscara?! Sim, eu acho muito chato. Mas precisa né. Dessa forma preservamos a nossa saúde e das pessoas que nos rodeiam e que amamos.

Faça a sua parte, devemos ser conscientes do papel de cada um. Precisamos trabalhar, mas precisamos que ninguém morra pela doença. Já ouvi comentários. “Mas em Missal não tem nenhum caso confirmado...”. Sim, verdade, ainda não tem. Mas, é justamente por isso que devemos respeitar a quarentena, respeitar as orientações à risca, para que o vírus não chegue a Missal. Todos vão sofrer, uns mais, outros menos, mas todos vão conseguir contornar essa situação, como já fizeram em outros momentos, tão difíceis quanto. Precisamos de serenidade, sabedoria, paciência e, sobretudo, coerência.

Antes de espalhar uma notícia, certifique-se da veracidade da mesma. Não cite nomes, isso é antiético, coloque-se no lugar da outra pessoa. Você gostaria que seu nome estivesse sendo comentado por toda a população?! Pergunte a si mesmo, se está se cuidado diante a doença, pois, se estiver, não há nenhum risco de se contaminar, se não tiver, não tem como reclamar. 

Mesmo com as pessoas se cuidando ao máximo, correm o risco de serem contaminados, é verdade, mas, é o risco que se corre quando se está exposto. No entanto, como já dito, se a pessoa estiver contaminada, ou teve contato com alguém contaminado, deve de imediato se isolar, e procurar orientações de profissionais que estão atuando com o caso. Se cada um fizer a sua parte, não teremos maiores problemas e o vírus não se espalhará.

Não é uma visão pessimista, mas em breve devemos ter alguém com caso confirmado. Esperamos que não, mas é a tendência. Alguém se prontifica a ser o primeiro?! Bom, eu não quero. Então, se puder, fique em casa! Se precisar sair, para compras ou para o trabalho, use Máscara! Siga as orientações e fuja de notícias falsas ou maldosas. Não a espalhe! Se certifique que é verdade a informação recebida. 


Rodrigo Jung


Compartilhe:
LinkedIn whatsapp