Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

OPINIÃO: Comparar mortes de dengue com Covid-19 é no mínimo injusto

Postada em: 15/04/2020 Atualizada em: 02/05/2020 23:48:00 Número de visualizações 1388 visualizações
LinkedIn whatsapp
OPINIÃO: Comparar mortes de dengue com Covid-19 é no mínimo injusto

Muito se compara os casos de dengue com os casos de Coronavírus, ou pior, mortes por dengue e por Covid-19. Essa comparação é no mínimo injusta, pois, a dengue, por mais preocupante que seja e diversos municípios estejam enfrentando situação de epidemia, está sendo computada desde o final de 2019 até os dias atuais, ou seja questão de 04 meses. Já os casos de Covid-19, estão sendo registrados em menos de um mês.

A velocidade do vírus, dizem os infectologistas, é muito rápida. Essa é a grande preocupação dos médicos e técnicos que tratam sobre o assunto. A comparação das doenças, inclusive, não contribui em nada para as medidas de prevenção a Covid-19, pelo contrário, as pessoas acabam achando que uma é mais grave do que a outra, e acabam esquecendo que devem manter o distanciamento social e as normas de higienização.

As duas doenças preocupam as autoridades de saúde, pois as duas matam, mas comparar uma a outra é injusto. O que preocupa, é que a população não se atentou sequer aos cuidados com a dengue, que são simples, basta não deixar água acumulada, para que o mosquito não se procrie. É necessária a realização de arrastões todos os anos, que isolados também não fazem o efeito esperado. Cada um é responsável pelo próprio quintal.

E agora com toda a questão do novo Coronavírus, desconhecido para muitos, que ainda não possui tratamento, nem vacina, que ainda ninguém sabe até onde pode chegar, a preocupação dobra, pois, boa parte da população não cumpre com as recomendações. Tá difícil de lidar com ambas as situações, e se a população não fazer a parte que lhe cabe, não será possível combater nem uma nem outra doença.

Precisamos continuar cuidando com a alimentação, praticando exercícios físicos, mesmo em casa, ter momentos de lazer, e sim, é possível ter momentos de lazer, brincando com os filhos em casa (quem tem), com os pets em casa, e assim por diante. É tempo de descobrir hobbies, é tempo de limpar o quintal, para evitar a dengue, é tempo de compreender que devemos desacelerar deste mundo insano e frenético em que vivemos. Cuidar do corpo e da mente é fundamental, pois, caso contrário, vamos desenvolver outras doenças, ao cuidar de uma.

Não é tempo de comparar doenças, temos exemplos claros em diversas partes do mundo, onde imaginavam que não fosse necessário tanto cuidado e hoje vivem um caos, mortes, economia ainda mais estagnada, pois não há realmente ninguém na rua, pois, o País perdeu muita gente pelo Coronavírus. Precisamos cuidar hoje, para termos um amanhã, e com saúde, correr para recuperar o prejuízo. Comparar não faz bem, devemos nos cuidar, cada dia mais!


Rodrigo Jung - Jornalista


Compartilhe:
LinkedIn whatsapp