Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Dia 16 de abril inicia a segunda fase de vacinação contra a gripe em Missal

Postada em: 15/04/2020 Atualizada em: 15/04/2020 17:14:31 Número de visualizações 913 visualizações
LinkedIn whatsapp
Dia 16 de abril inicia a segunda fase de vacinação contra a gripe em Missal

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe inicia na próxima quinta-feira, dia 16 de abril em todo o País. O município de Missal recebeu apenas 250 doses nessa primeira remessa, um quantitativo considerado baixo pela demanda, mas nos próximos dias o Ministério da Saúde deve encaminhar novas doses.

O grupo que deve se vacinar a partir desta quinta-feira (16) inclui, além dos idosos que podem continuar se vacinando, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas.

Locais de vacinação em Missal

Em Missal, segue o mesmo padrão de vacinação que na primeira fase. Pessoas com os cadastros no Centro e Bairro Renascer, devem se vacinar no Lar dos Idosos, que terá atendimento das 8h as 16h, com intervalo das 12h as 13h. Já no Portão Ocoí e Dom Armando, o atendimento ocorre durante o horário normal de atendimento das Unidades de Saúde.

Documentos e condições para vacinação

Os caminhoneiros devem ser vacinados, independente do município ou Estado de residência. Cabe ao território onde se encontra, facilitar a vacinação desse profissional. Os documentos comprobatórios que devem ser apresentados são: Carteira de Trabalho, ou contracheque com documento de identidade, ou carteira de sócio dos sindicatos de transportes, ou carteira de habilitação categoria C, ou E, ou crachá funcional.

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo devem apresentar carteira de trabalho, ou contracheque com documento de identidade, ou carteira de sócio dos sindicatos de transportes, motoristas e cobradores, ou carteira de habilitação categoria D ou E, ou crachá funcional. 

Trabalhadores portuários, inclui ainda os serviços administrativos. Os documentos são: comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão-de-obra, ou carteira de sócio do sindicato da categoria, ou contracheque com documento de identidade, ou declaração dos serviços onde atuam, em papel timbrado e assinatura da chefia imediata, ou carteira de trabalho, ou crachá funcional.

Meta de vacinação

Até o final da semana passada, 93% dos idosos do município já haviam sido vacinados. O objetivo é atingir o mesmo percentual com esses grupos da segunda fase. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase, que inicia no dia 09 de maio.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.

Grupos prioritários para 2ª fase

Além dos idosos, que podem continuar procurando os postos de saúde, serão imunizados, como prioridade, os seguintes grupos:

• Profissionais das forças de segurança e salvamento

• Caminhoneiros

• Motoristas de transporte coletivo

• Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais

• Pessoas privadas de liberdade

• Profissionais do sistema prisional

• Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas

Com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp