Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Adetur Cataratas e Caminhos realiza oficina de planejamento participativo e estratégico

Postada em: 30/10/2018 Atualizada em: 30/10/2018 14:52:48 Número de visualizações 1431 visualizações
LinkedIn whatsapp
Adetur Cataratas e Caminhos realiza oficina de planejamento participativo e estratégico

A Adetur, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, realizou na sexta-feira (26), nas dependências do Itaipuland Hot Park, em Itaipulândia uma oficina de planejamento participativo e estratégico das ações da entidade, contemplando os próximos dois anos.

O encontro também apresentou os novos critérios sobre o Programa de Regionalização do Turismo, tais como avanços, situação atual e perspectivas. Foram repassadas orientações e esclarecidas dúvidas de como atender a cada um dos critérios para o município estar no Mapa do Turismo Brasileiro, válido para 2019/2020.

Estiveram presentes na ocasião, diretores da Adetur, gestores municipais da região de abrangência, associados da iniciativa privada, empresários do trade turístico regional e representantes de entidades de classe.

De acordo com a diretora técnica da Adetur, Fernanda Helena Fedrigo, uma das análises pautadas no encontro estiveram baseadas na Matriz ‘Fofa’, onde os participantes foram divididos em quatro grupos que elencaram as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. O outro exercício contemplava os eixos estruturantes, sendo eles: infraestrutura turística regional, estruturação de produtos e serviços, marketing e divulgação e qualificação profissional. “A dinâmica serviu para os participantes pensarem de forma integrada, enquanto região. Quando olhamos para o cenário, para tudo o que nós temos, deixamos de lado os problemas e passamos a valorizar todos os pontos positivos que a região possui. Com essa atividade que fizemos, conseguimos sair com um entusiasmo a mais, com um olhar diferente e principalmente um olhar enquanto região”, destaca.

A gestora da Divisão de Turismo de Medianeira, Dagmar Pedrozo, explica que foi mobilizada uma caravana para participar da oficina. “O encontro foi muito produtivo, tivemos a oportunidade de falar quais são as nossas necessidades, os nossos anseios e principalmente nos fortalecer regionalmente. Acredito que teremos para 2019 em diante, algo muito mais forte e promissor. Mobilizamos uma caravana para que essas pessoas também possam estar falando, tendo voz e percebendo que a gestão pública e a instância de governança estão pensando justamente no turismo como oportunidade de negócio”, comenta.


A diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, salienta sobre os novos critérios do Ministério do Turismo para que os municípios estejam no próximo Mapa do Turismo. “Além do órgão municipal de turismo, da dotação orçamentaria, da participação na Instância de Governança Regional, existe a questão dos municípios estarem na base de dados do Cadastur, com empreendimentos cadastrados e também de ter o Conselho Municipal de Turismo ativo. O Mapa do Turismo é atualizado de dois em dois anos. Aqueles municípios que quiserem realmente fazer parte do mapa, para facilitar a busca dos recursos e uma série de outros trabalhos terão que ficar atentos ao prazo. Nosso papel enquanto interlocutores do Ministério do Turismo é justamente informar, para que ninguém seja pego de surpresa, assim que for publicada a portaria estaremos passando um ofício para os prefeitos saberem de todo esse processo”, orienta.

O presidente da Adetur, Jadir Darlan Puntel, afirma que a iniciativa da oficina é para que os gestores e empresários contribuam com as ações do novo convênio entre Adetur e Itaipu Binacional. “Ao ouvir as demandas, as ideias, pretendemos realizar algo mais completo. O trabalho da Adetur é fomentar e desenvolver o turismo, ouvir as pessoas que têm ideias novas, para que venham contribuir. Escolhemos fazer a oficina no parque aquático Itaipuland, que é nosso associado, valorizando o espaço. Fomos bem recebidos pelo Julio Gaspar e por todos, só temos que agradecer essa parceria”, finaliza.


Fonte: Assessoria de Imprensa Adetur

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp