Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Laboratório Central do Estado do Paraná fará diagnóstico do novo coronavírus

Postada em: 09/03/2020 Atualizada em: 09/03/2020 12:06:34 Número de visualizações 850 visualizações
LinkedIn whatsapp
Laboratório Central do Estado do Paraná fará diagnóstico do novo coronavírus

O Paraná recebeu do Ministério da Saúde kits para o diagnóstico do Novo Coronavírus. O Lacen, Laboratório Central do Estado, recebeu 10 kits, quantidade suficiente para 240 testes. Eles foram encomendados pelo Ministério da Saúde, para a FioCruz, a Fundação Oswaldo Cruz, e para o Instituto de Biologia Molecular do Paraná.

Atualmente, o laboratório paranaense analisa as amostras de casos suspeitos coletadas em todo Estado e faz a pesquisa de 20 vírus causadores de infecções respiratórias. Os casos suspeitos que tenham resultados negativos nessa pesquisa inicial são enviados para avaliação no Laboratório de Referência, na Fiocruz, no Rio de Janeiro para análise específica sobre do Novo Coronavírus.

A diretora técnica do Lacen Paraná, Irina Riediger, explica que, com os kits recebidos do Ministério da Saúde, o diagnóstico pode ser feito nos laboratórios centrais de cada estado, sem a necessidade de enviar as amostras para avaliação em outros laboratórios. 

O próximo passo para que o teste para o Novo Coronavírus seja feito pelo Lacen Paraná é o treinamento da equipe, que deve ser definido pelo Ministério da Saúde já na próxima semana. O teste para o diagnóstico será feito para os casos suspeitos que são determinados pelas autoridades de Vigilância Epidemiológicas da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: AEN

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp